Política de municipalização: avaliação do desempenho escolar
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol36n32020.104814Palavras-chave:
Ensino Fundamental, Financiamento da Educação, IDEB, FUNDEB.Resumo
O texto compara o desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de escolas públicas estaduais e municipais em uma cidade de porte médio do interior paulista. Verifica-se assimetria entre os resultados dos estabelecimentos de ensino sob gestão municipal e aqueles administrados pelo estado, notadamente superiores. De dados obtidos em fontes oficiais e do aprofundamento na literatura pertinente investigou-se como se dá atualmente o financiamento das atividades escolares, como a Secretaria de Ensino local organiza estrategicamente sua oferta educacional. O estudo conclui que as políticas educacionais formuladas e implementadas pelo município resultam, efetivamente, em menores índices de sucesso educacional, ainda que partam de melhores condições: maior volume de verbas para a execução de seus programas e maior estabilidade do corpo docente.Downloads
Referências
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