Mudanças ocorridas nos resultados da avaliação externa de escola com a transição de escolas não agrupadas para agrupamentos de escolas: o caso de duas organizações escolares

Autores

  • Pascoal Albuquerque Doutorando em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra http://orcid.org/0000-0001-7805-2925
  • António Gomes Ferreira Doutor em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra http://orcid.org/0000-0002-3281-6819
  • Carlos Barreira Doutor em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra http://orcid.org/0000-0001-6137-2842

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol37n12021.103993

Palavras-chave:

Agrupamentos de escolas. Ciclos de avaliação externa. Resultados da avaliação externa de escolas.

Resumo

Visou-se investigar a influência da transição para agrupamentos de escolas nos resultados da Avaliação Externa de Escola (AEE) de duas organizações escolares situadas bem próximo geograficamente. Considerando os dois ciclos de AEE já finalizados em Portugal (2006-2011 e 2011-2017), efetuou-se uma análise documental (4 relatórios de AEE e 1 contraditório). Os resultados obtidos revelam, entre outros, uma melhoria da classificação no domínio “Resultados”. A passagem para agrupamento de escolas não influenciou negativamente as classificações obtidas por cada organização escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pascoal Albuquerque, Doutorando em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

Pascoal Albuquerque possui licenciatura em Ensino de Eletrónica e Informática pela Universidade de Aveiro e mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional pela Universidade de Coimbra. Atualmente, é professor de disciplinas da área da informática numa escola pública do ensino secundário tutelada pelo ministério da educação (10.º, 11.º e 12.º anos), é doutorando em Ciências da Educação - Especialidade em Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, e é colaborador estrangeiro do Grupo de Pesquisa em História da Educação Contábil da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5524885816743248
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7805-2925

António Gomes Ferreira, Doutor em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

António Gomes Ferreira é atualmente Professor Associado de Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Diretor da mesma instituição. Desde 2015 é responsável pelos Serviços de Qualidade Pedagógica. Foi coordenador do departamento ECTS. Foi membro de várias comissões de avaliação interna de cursos da Universidade de Coimbra e é perito em avaliação externa na Agência de Avaliação do Ensino Superior, no que respeita a cursos na área das Ciências da Educação. Foi membro do Observatório de Bolonha da Universidade de Coimbra. Foi coordenador do Mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional e do Doutoramento em Ciências da Educação. É coordenador do GRUPOEDE (Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educativas) e do CEIS20. É autor de livros e dezenas de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais da área científica das Ciências da Educação.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3281-6819

Carlos Barreira, Doutor em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

Carlos Barreira é professor na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Possui a licenciatura em Psicologia e o doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Formação de Professores. Desenvolve atividade de investigação e ensino em diferentes unidades curriculares nos cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, essencialmente no domínio da avaliação educacional. Tem participado, como perito, no programa de Avaliação Externa de Escolas, em diferentes projetos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, e como investigador responsável no projeto Observatório Virtual sobre Supervisão Pedagógica e Autoavaliação de Escolas, no âmbito do consórcio entre a Universidade de Coimbra e a Universidade Aberta. Atualmente é membro do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra e autor ou coautor de diversas publicações no âmbito da avaliação dos alunos, supervisão pedagógica e desempenho docente e avaliação de escolas.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6137-2842

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Albuquerque, P., Gomes Ferreira, A., & Barreira, C. (2021). Mudanças ocorridas nos resultados da avaliação externa de escola com a transição de escolas não agrupadas para agrupamentos de escolas: o caso de duas organizações escolares. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 37(1), 20–41. https://doi.org/10.21573/vol37n12021.103993