Eficiência relativa da tecnologia da informação no desempenho organizacional dos institutos federais de educação
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol36n22020.101223Palavras-chave:
gastos com TI, governança de TI, desempenho organizacional, institutos federais de educação, análise envoltória de dados.Resumo
O presente trabalho realizou uma pesquisa sobre o impacto da TI nos desempenhos administrativo e acadêmico de 31 Institutos Federais de Educação (IFs) entre 2012 e 2014. A técnica usada foi a análise envoltória de dados, adotando os gastos com TI e o nível de governança de TI como inputs e os desempenhos organizacional, administrativo e acadêmico como outputs. Os resultados mostraram que, em 2012, 56,67% dos IFs pesquisadas conseguiram alcançar um patamar de máxima eficiência, enquanto que, em 2014, ficou em torno de 60%. Os achados não são capazes de negar o paradoxo da produtividade.Downloads
Referências
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