Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação aceita para publicação trabalhos inéditos de autores nacionais e estrangeiros, em língua portuguesa, inglesa ou espanhola. A editoria estimula e agradece antecipadamente o envio de artigos, colaborações e material para qualquer de suas seções. Os originais devem versar sobre temas pertinentes à política e à administração da educação em geral, seja sobre políticas públicas e institucionais de educação, planejamento da educação, gestão de sistemas, instituições e processos educacionais, e avaliação de políticas educacionais ou de instituições educativas. Os trabalhos devem ser remetidos à editoria da RBPAE e serão recebidos com o entendimento de que a ANPAE terá o direito de publicá‑los com exclusividade. Enquadrando‑se no escopo e padrões editoriais da revista, serão encaminhados a consultores editoriais para avaliação duplo-cega. Estes manifestarão à editoria sua apreciação sobre a qualidade e pertinência da publicação, recomendações ou solicitações de atualização ou modificação dos artigos. Os consultores editoriais não terão conhecimento do nome dos autores dos textos submetidos à sua avaliação, nem os nomes dos avaliadores serão informados aos autores (blind review). Para serem publicados, os originais poderão sofrer alterações de natureza editorial. O parecer final quanto à publicação será emitido pelas editoras da RBPAE. Os textos publicados expressam opiniões, resultados e pressupostos de exclusiva responsabilidade de seus autores.
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Processo de Avaliação pelos Pares
AVALIAÇÃO DE ARTIGOS, DOCUMENTOS E RESENHAS
- Para análise dos artigos e resenhas encaminhados para publicação, a Editoria da RBPAE adota o sistema de avaliação anônima (blind review), cega, submetendo os trabalhos a, pelo menos, dois avaliadores externos.
- Os documentos submetidos para publicação são analisados pela Editoria da RBPAE, sem avaliação externa.
- A Editoria tratará de preservar a credibilidade e isenção dos autores das resenhas, visando a inibir interferências familiares e profissionais no processo de avaliação dos textos.
- Textos de artigos, documentos e resenhas que não estejam de acordo com as normas da ABNT e os critérios técnicos e normas de formatação adotados pela RBPAE não terão sua submissão aceita.
- Não serão aceitos artigos nem resenhas com plágio e auto-plágio.
- O prazo para resposta ao primeiro ou único autor de artigo, documento ou resenha é de até 90 dias contados da data de seu recebimento na Editoria.
- Não há possibilidade de recurso quando o manuscrito for recusado ou reprovado para publicação.
- Casos omissos serão apreciados pelo Comitê de Ética da revista, composto por ex-editores(as).
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Política Editorial
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE) é uma publicação quadrimestral da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), que tem por objetivo difundir estudos e experiências educacionais e promover o debate e a reflexão em torno de questões teóricas e práticas no campo da gestão da educação e seus processos de planejamento e de formulação e avaliação de políticas educacionais no âmbito dos sistemas de ensino, escolas, universidades e outros espaços públicos de educação e formação cidadã. A RBPAE vem sendo publicada desde 1983 e é distribuída aos associados efetivos da ANPAE, a assinantes individuais e institucionais, a bibliotecas e, mediante vendas avulsas, a pessoas e instituições que apresentam solicitações específicas. O público leitor da RBPAE é constituído de educadores e gestores educacionais, especialistas dos sistemas de ensino e formuladores de políticas públicas de educação, estudantes e professores universitários e dirigentes de escolas, universidades e outros espaços de aprendizagem e formação cidadã. Secretarias e Conselhos Estaduais e Municipais de Educação, bibliotecas universitárias e instituições de formação de professores e de dirigentes educacionais encontrarão na RBPAE contribuições particularmente relevantes para as suas atividades. A RBPAE aceita para publicação trabalhos inéditos em forma de artigos, documentos e resenhas bibliográficas. Os artigos, que ocupam espaço prioritário na RBPAE, são ensaios e estudos teóricos resultantes de pesquisas, assim como reflexões críticas e discussão de temas polêmicos sobre políticas e práticas educacionais. Na seção documentos, a RBPAE divulga textos elaborados no âmbito da ANPAE e outros textos de interesse para a área educacional emanados de organizações governamentais e não-governamentais, tanto nacionais como internacionais. As resenhas bibliográficas de interesse da RBPAE são aquelas revisões críticas de livros e publicações científicas atuais e recentes que oferecem contribuições relevantes em matéria de política e gestão da educação e seus processos de planejamento e avaliação. Por isso os autores de resenhas devem considerar a sua natureza e relevância para a área e fazer uma análise crítica de suas partes ou capítulos, com indicação do público alvo. Artigos, documentos e resenhas bibliográficas poderão ser escritos em português ou língua estrangeira. Trabalhos escritos em outros idiomas que forem aceitos para publicação serão traduzidos e publicados em português. O conteúdo dos trabalhos assinados é de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os direitos de publicação e tradução são reservados à ANPAE. É permitido citar partes dos trabalhos publicados na Revista, desde que identificada a fonte.
Indexadores
Educ@ (Scielo) - Fundação Carlos Chagas
BBE – Bibliografia Brasileira de Educação (Brasília, MEC/INEP)
CLASE – Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México, UNAM)
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
DRJI - Directory of Research Journals Indexing (Maharashtra, India)
Portal de Periódicos da Capes/MEC
Science Library Index - Meadow Springs, Mandurah State, Austrália
SUMÁRIOS.ORG - Sumários de Revistas Brasileiras
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CAPES/QUALIS – Classificação de Periódicos, Anais, Revistas e Jornais (Brasília, DF, CAPES)
Declaração de Ética
Declaração da Ética da RBPAE
A RBPAE, resguardando seu compromisso com a ética na pesquisa, declara:
1. Os autores se responsabilizam pela veracidade e originalidade das informações, bem como pelo respeito aos padrões éticos da pesquisa, de acordo com a legislação em vigor;
2. A Equipe Editorial realizará um trabalho imparcial, respeitando as etapas de publicação, o sigilo dos dados e fazendo uso de seu poder discricionário com parcimônia e equilíbrio;
3. Para casos que envolvam o Corpo Editorial, o Comitê de Ética da RBPAE, formado por três ex-editoras(es) deverá emitir parecer final;
4. Os autores se comprometem a realizar esclarecimentos, retratações e correções quando se fizer necessário;
5. Os avaliadores devem preservar o sigilo e declarar conflito de interesses, retirando-se da avaliação, caso percebam que o mesmo exista ou caso identifiquem os autores;
6. Artigos e ações que firam os direitos humanos e legislação em vigor não poderã ser publicados e, caso seja necessário, serão encaminhados às autoridades competentes;
7. A RBPAE poderá publicar erratas e retratações de modo a zelar pela correção e ética;
8. Todos os autores devem estar cientes da submissão. Caso haja sinalização de algum autor cujo nome for a usado indevidamente, o artigo será sumariamente rejeitado e arquivado;
9. A RBPAE não compactua com discriminações de qualquer natureza, seja dos autores, avaliadores ou do corpo editorial.
10. A RBPAE, como publicação vinculada à ANPAE, não realiza qualquer tipo de cobrança para publicação ou acesso.
Fontes para consulta:
Comitê de Ética em Publicações (Committee on Publication Ethics - COPE) - http://publicationethics.org/resources/guidelines
Resolução n. 466/2012 - Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos
Resolução n. 370/2007 - Criação e registro dos Comitês de Ética em Pesquisa – CEPs institucionais
Resolução n. 304/2000 - Normas para Pesquisas Envolvendo Seres Humanos – Área de Povos Indígenas
Resolução n. 292/1999 - Pesquisas coordenadas do exterior ou com participação estrangeira
Lei n. 8.159/1991 – Lei de Arquivos
RBPAE Ethics Statement
RBPAE, safeguarding its commitment to research ethics, declares:
1. The authors are responsible for the veracity and originality of the information, as well as for respecting the ethical standards of the research, in accordance with the legislation in force;
2. The Editorial Team will carry out an impartial work, respecting the stages of publication, the confidentiality of data and making use of its discretionary power with parsimony and balance;
3. For cases involving the Editorial Board, the RBPAE Ethics Committee, made up of three former editors (es) must issue a final opinion;
4. The authors undertake to make clarifications, retractions and corrections when necessary;
5. Evaluators must preserve confidentiality and declare a conflict of interest, withdrawing from the evaluation, if they perceive that it exists or if they identify the authors;
6. Articles and actions that violate human rights and current legislation cannot be published and, if necessary, will be forwarded to the competent authorities;
7. RBPAE may publish errata and retractions in order to ensure correctness and ethics;
8. All authors must be aware of the submission. If there is a signal from an author whose name is used improperly, the article will be summarily rejected and filed;
9. RBPAE does not agree with any type of discrimination, whether from the authors, reviewers or the editorial board.
10. RBPAE, as a publication linked to ANPAE, does not make any type of charge for publication or access.
Sources for consultation:
Comitê de Ética em Publicações (Committee on Publication Ethics - COPE) - http://publicationethics.org/resources/guidelines
Resolução n. 466/2012 - Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos
Resolução n. 370/2007 - Criação e registro dos Comitês de Ética em Pesquisa – CEPs institucionais
Resolução n. 304/2000 - Normas para Pesquisas Envolvendo Seres Humanos – Área de Povos Indígenas
Resolução n. 292/1999 - Pesquisas coordenadas do exterior ou com participação estrangeira
Lei n. 8.159/1991 – Lei de Arquivos
Histórico do periódico
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE) é uma publicação quadrimestral da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), que tem por objetivo difundir estudos e experiências educacionais e promover o debate e a reflexão em torno de questões teóricas e práticas no campo da gestão da educação e seus processos de planejamento e de formulação e avaliação de políticas educacionais no âmbito dos sistemas de ensino, escolas, universidades e outros espaços públicos de educação e formação cidadã. A RBPAE vem sendo publicada desde 1983 e é distribuída aos associados efetivos da ANPAE, a assinantes individuais e institucionais, a bibliotecas e, mediante vendas avulsas, a pessoas e instituições que apresentam solicitações específicas. O público leitor da RBPAE é constituído de educadores e gestores educacionais, especialistas dos sistemas de ensino e formuladores de políticas públicas de educação, estudantes e professores universitários e dirigentes de escolas, universidades e outros espaços de aprendizagem e formação cidadã. Secretarias e Conselhos Estaduais e Municipais de Educação, bibliotecas universitárias e instituições de formação de professores e de dirigentes educacionais encontrarão na RBPAE contribuições particularmente relevantes para as suas atividades. A RBPAE aceita para publicação trabalhos inéditos em forma de artigos, documentos e resenhas bibliográficas. Os artigos, que ocupam espaço prioritário na RBPAE, são ensaios e estudos teóricos resultantes de pesquisas, assim como reflexões críticas e discussão de temas polêmicos sobre políticas e práticas educacionais. Na seção documentos, a RBPAE divulga textos elaborados no âmbito da ANPAE e outros textos de interesse para a área educacional emanados de organizações governamentais e não-governamentais, tanto nacionais como internacionais. As resenhas bibliográficas de interesse da RBPAE são aquelas revisões críticas de livros e publicações científicas atuais e recentes que oferecem contribuições relevantes em matéria de política e gestão da educação e seus processos de planejamento e avaliação. Por isso os autores de resenhas devem considerar a sua natureza e relevância para a área e fazer uma análise crítica de suas partes ou capítulos, com indicação do público alvo. Artigos, documentos e resenhas bibliográficas poderão ser escritos em português ou língua estrangeira. Trabalhos escritos em outros idiomas que forem aceitos para publicação serão traduzidos e publicados em português. O conteúdo dos trabalhos assinados é de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os direitos de publicação e tradução são reservados à ANPAE. É permitido citar partes dos trabalhos publicados na Revista, desde que identificada a fonte.