A INFLUÊNCIA DA DIPLOMACIA EM CONTROVÉRSIAS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE MEDIAÇÃO DIPLOMÁTICA E CONFLITO ARMADO

Autores

  • Cícero Ricci Cavini Universidade de Lisboa.

DOI:

https://doi.org/10.22456/2448-3923.99029

Palavras-chave:

Diplomacia, África, Mediação, Confronto

Resumo

O artigo buscou compreender as influências da diplomacia em controvérsias. Observamos cases no continente Africano onde detectamos num mesmo espaço geográfico, seguido de proximidade de datas e, por fim, controversas semelhantes; onde houve escolhas diplomáticas distintas entre a mediação e confronto.

Consolidamos que a diplomacia, a mediação e o conflito armado são escolhas do sistema político em que estamos inseridos. São ferramentas para obter poder, influência e dinheiro num espaço geopolítico onde os Estados se enfrentam ou cooperam entre si para um objetivo específico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cícero Ricci Cavini, Universidade de Lisboa.

Doutorando em Relações Internacionais no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Mestre em Administração pela Fundação Mineira de Educação e Cultura - FUMEC. Atua na Gestão de Pessoas especializada do Banco do Brasil na cidade de Belo Horizonte.

Publicado

2020-10-19

Como Citar

Cavini, C. R. (2020). A INFLUÊNCIA DA DIPLOMACIA EM CONTROVÉRSIAS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE MEDIAÇÃO DIPLOMÁTICA E CONFLITO ARMADO. Revista Brasileira De Estudos Africanos, 5(9). https://doi.org/10.22456/2448-3923.99029