O NATION BRANDING NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: O CASO DA NIGÉRIA
DOI:
https://doi.org/10.22456/2448-3923.113874Palavras-chave:
Nation Branding. Nigéria. Teoria decolonial.Resumo
Essa pesquisa tem como objetivo analisar como a Nigéria tem utilizado o Nation Branding na reconstrução da sua imagem e na reorientação da sua política, sobretudo no contexto pós-crise de 2008 e na sua inserção no comércio internacional. Dessa forma, a análise será feita de forma explicativa e através de uma crítica histórica, a partir do construtivismo de Wendt e a teoria sobre construção de ideias e poder. De modo complementar, propõe-se um diálogo entre o construtivismo e a teoria decolonial, pois as normas e ideias construídas pelas grandes potências perpetuam uma estrutura de poder colonial. Isto posto, a pergunta que guia o artigo é: de que forma a construção do Nation Branding na Nigéria, no período de 2009 a 2019, tem impactado na inserção internacional do país? A hipótese apresentada é que, ao implementar o Nation Branding, com políticas além de turismo, ocorreu consequentemente o fomento do capital humano e da independência econômica do país, bem como uma revolução digital através das startups nigerianas. Por fim, realiza-se pesquisas quantitativas e qualitativas, através de autores nigerianos, a fim de evidenciar a versão africana da história, bem como contribuir para a superação de estereótipos enraizados em nossa sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores possuirão a propriedade intelectual dos artigos publicados e manterão os direitos de publicação.
Revista Brasileira de Estudos Africanos está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.