Entre o Fazer de Conta e o Fazer Acreditar:

as crianças e suas performances em instalações de jogo

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil. Instalação de jogo. Performance. Pesquisa com crianças. Arte contemporânea.

Resumo

Fundamentado nos Estudos Sociais da Infância e nos Estudos da Performance, o artigo objetiva analisar os modos como crianças da Educação Infantil, com idades entre 3 e 5 anos, produzem performances durante brincadeiras em instalações de j ogo. Trata-se de uma pesquisa com crianças cuja metodologia é pautada na Abordagem do Mosaico e na proposição de instalações de jogo. Mediante as análises, foram definidas duas unidades: a) performances de fazer de conta; b) performances de fazer acreditar. Assim, foi possível fazer inferências a respeito do livre trânsito das crianças entre as performanc es de fazer de conta e fazer acreditar, por meio de suas modulações corporais, gestos e vozes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalia Scheuermann dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Pedagoga,  professora de Educação Infantil no Colégio Anchieta em POA-RS. Doutoranda em Educação na linha de pesquisas Estudos sobre Infâncias. Mestra em Educação (PPGEdu/UFRGS), Graduada em Pedagogia (UFRGS). Integrante do CLIQUE - Grupo de Pesquisas em Linguagens, currículo e cotidiano de bebês e crianças pequenas (CNPQ - UFRGS).

Rodrigo Saballa de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU/UFRGS na Linha de Pesquisa: Estudos sobre Infâncias. Professor da área de Educação Infantil do Departamento de Estudos Especializados (DEE) da Faculdade de Educação da UFRGS. Pós-Doutor em Educação (UFPEL). Doutor em Educação (UFRGS). Mestre em Educação (UFRGS). Líder do CLIQUE - Grupo de Pesquisas em Linguagens, currículo e cotidiano de bebês e crianças pequenas (CNPQ -UFRGS).

Publicado

2022-12-23

Como Citar

Santos, N. S. dos, & Carvalho, R. S. de. (2022). Entre o Fazer de Conta e o Fazer Acreditar: : as crianças e suas performances em instalações de jogo. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 13(1), 1–33. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/124009

Edição

Seção

Crianças Performers

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.