Os Cantos de Experiências Negras:

consonâncias e dissonâncias no percurso entre Grotowski e o Workcenter

Autores

Palavras-chave:

Cantos de Tradição, Relações Étnico-Raciais, Interculturalidade, Poética Diaspórica, Performatividades Afrodescendentes

Resumo

Propõe-se no artigo observar o papel dos cantos africano-diaspóricos no trabalho de Jerzy Grotowski e no âmbito das pesquisas continuadas no Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards. Reflete-se sobre os cantos a partir de suas potências epistemológicas e políticas e como elementos fundamentais para uma discursividade étnico-racial nos estudos sobre essa importante obra no campo das artes performativas. A noção de cantos de experiências negras propõe a compreensão do termo cantos de tradição, central na obra grotowskiana, como meios de comunicação de vivências diaspóricas e afrodescendentes, contrária ao uso unicamente instrumental e acrítico dessas tecnologias performativas.

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Biografia do Autor

Luciano Mendes de Jesus, Universidade de São Paulo/Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP)

Ator, diretor, músico e professor. Mestre em Música (ECA-USP) e doutorando em Artes Cênicas (ECA-USP). Atuou no Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards (2012-2015).

Sayonara Sousa Pereira, Universidade de São Paulo/Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP)

Doutora em Dança pela Universidade Estadual de Campinas. Professora na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2022-10-27

Como Citar

de Jesus, L. M., & Pereira, S. S. (2022). Os Cantos de Experiências Negras: : consonâncias e dissonâncias no percurso entre Grotowski e o Workcenter. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 12(4), 1–29. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/121949

Edição

Seção

Poéticas negras na cena contemporânea

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