Os Cantos de Experiências Negras:
consonâncias e dissonâncias no percurso entre Grotowski e o Workcenter
Palavras-chave:
Cantos de Tradição, Relações Étnico-Raciais, Interculturalidade, Poética Diaspórica, Performatividades AfrodescendentesResumo
Propõe-se no artigo observar o papel dos cantos africano-diaspóricos no trabalho de Jerzy Grotowski e no âmbito das pesquisas continuadas no Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards. Reflete-se sobre os cantos a partir de suas potências epistemológicas e políticas e como elementos fundamentais para uma discursividade étnico-racial nos estudos sobre essa importante obra no campo das artes performativas. A noção de cantos de experiências negras propõe a compreensão do termo cantos de tradição, central na obra grotowskiana, como meios de comunicação de vivências diaspóricas e afrodescendentes, contrária ao uso unicamente instrumental e acrítico dessas tecnologias performativas.
Downloads
Referências
BASTIDE, R. Sociologia do Teatro Negro Brasileiro. In QUEIROZ, M. I (org). Roger Bastide: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983. p. 138-155.
BIAGINI, Mario. Desejo sem objeto. In: Revista Brasileira de Estudos da Presença. Porto Alegre, UFRGS, v.3, n.1, p. 176 – 197, jan-abr, 2013.
BLAKE, William. Canções da inocência e canções da experiência. Trad.: Gilberto Sorbini; Weimar de Carvalho. São Paulo: Disal Editora, 2005.
DU BOIS, W. E. B. As almas da gente negra. Trad.: Heloísa Toller Gomes. Rio de Janeiro: Lacerda Editores, 1999.
FANON, Frantz. Em defesa da revolução africana. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1980.
GILROY, Paul. O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. Trad.: Cid Knipel Moreira. São Paulo: Editora 34; Rio de Janeiro: Universidade Candido Mendes, Centro de Estudos Afro-Asiáticos, 2012.
GLISSANT, Édouard. Pela opacidade. Trad.: Keila P. Costa, Henrique T. Groke. Revista Criação & Crítica, São Paulo, USP, n. 1, p. 53-55, 2008.
GROTOWSKI, Jerzy. Da companhia teatral à arte como veículo. In: RICHARDS, Thomas. Trabalhar com Grotowski sobre as ações físicas. São Paulo: Perspectiva, 2012. p. 127-151.
GROTOWSKI, Jerzy. Tú eres hijo de alguien. In: Máscara, Ixtapalapa, Ed. Escenologia A.C., ano 3, n. 11-12, p. 69-75, 1993.
IPHAN. Dossiê IPHAN 5: Jongo no Sudeste. Brasília, DF: Iphan, 2007.
JAY, Martin. Cantos de experiencia: variaciones modernas sobre um tema universal. Buenos Aires: Paidós, 2009.
JESUS, Luciano Mendes de. Quando até as paredes cantam: o som como experiência na obra de Jerzy Grotowski. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Música/Universidade de São Paulo, 2016. Dissertação (Mestrado em Processos de Criação Musical).
JESUS, Luciano Mendes de; PEREIRA, Sayonara Sousa. Ressonâncias/vibrações e ondas/radiações: os cantos africano-diaspóricos na obra de Jerzy Grotowski através da cosmopercepção Bantu-Kongo. Revista Voz e Cena, Brasília, UnB, v. 2, n. 1, p. 88-117, jan-jun, 2021.
LAROSSA, Jorge Bondía. Tremores: escritos sobre experiência. Trad.: Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
LIENHARD, Martin. O Mar e o Mato: histórias da escravidão (Congo-Angola, Brasil, Caribe). Salvador: EDUFBA/CEAO, 1998.
LIGIÉRO, Zeca. Batucar-cantar-dançar: desenho das perfomances africanas no Brasil. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, Belo Horizonte, UFMG, v. 21, n. 1, p. 133-146, jan-abr, 2011.
MARTINS, Leda Maria. Performances da oralitura: corpo, lugar da memória. Letras, língua e literatura: limites e fronteiras, Santa Maria, UFSM, n. 26, p. 63-81, 2003.
MBEMBE, Achille. Políticas da inimizade. Trad.: Marta Lança. Lisboa: Antígona, 2017.
MENCARELLI, Fernando Antonio. Mapas e caminhos: práticas corpóreas e transculturalidade. R. bras. est. pres., Porto Alegre, UFRGS, v. 3, n. 1, p. 132-143, jan-abr, 2013.
OLIVEIRA, Eduardo. Filosofia da Ancestralidade: diálogo entre a Filosofia da Libertação e a filosofia africana. Revista Ideação, Feira de Santana, UEFS, n. 41, p. 219-253, jan-jun, 2020.
SANTOS, Tiganá Santana Neves. A cosmologia africana dos Bantu-Kongo por Bunseki Fu-Kiau: tradução negra, reflexões e diálogos a partir do Brasil. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/Universidade de São Paulo, 2019. Tese (Doutorado em Estudos da Tradução).
SCOTT, Paulo. Marrom e amarelo. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2019.
Fontes na internet:
SANTANA, Tiganá. Canjica Histórica: Vissungos e Afrobrasilidades. SESC Campo Limpo. São Paulo: 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4tL-jd0MJj0&list=PLhKtAoSeBhZuzEceoXGacUwKIdhR1-YB9&index=6. Acesso em: 27, jan., 2022.
Theatre of Sources. Grotowski.net. Instytut im. Jerzego Grotowskiego. Wroclaw: 2018. Disponível em: https://grotowski.net/en/encyclopedia/theatre-sources. Acesso em: 24, jan., 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Brasileira de Estudos da Presença e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Brasileira de Estudos da Presença e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons.