Máscaras Larvárias online:
desafios pedagógicos
Palavras-chave:
máscara larvária, Lecoq, pedagogia, Covid 19, atuação.Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar procedimentos pedagógicos relacionados ao trabalho com as máscaras larvárias, enfatizando as adaptações realizadas para o modo online devido à pandemia de Covid 19 no Brasil. Baseada sobretudo na pedagogia de Jacques Lecoq (1921-1999), apresento alguns aspectos históricos e conceituais sobre a utilização dessas máscaras enquanto ferramenta pedagógica e artística a partir da experiência de uma oficina online realizada em 2021. Pretendo, assim, discutir sobre as especificidades da linguagem dessa máscara e sobre os desafios que a adequação para o modo digital suscitou, de modo a contribuir para a disseminação e atualização desse conhecimento.
Downloads
Referências
ASLAN, O.; BABLET, D. et all. Le masque du rite du thèâtre. Paris: Ed. CNRS,1985.
CARMONA, Daniela; BARBOSA, Zé Adão. Teatro: atuando, dirigindo e ensinando. Porto Alegre: Ed.Artes e Ofícios, 2004.
COSTA, Felisberto S.da. Máscara: corpo. Artifício. In: BELTRAME, Nini e ANDRADE, Milton (org). Teatro de Máscaras. Florianópolis: UDESC, 2010. P.11 a 26.
FREIXE, Guy. Copeau, Lecoq, Mnouchkine. Une lignée théatrâle du jeu de l’acteur. Paris: Entretemps, 2014.
GAINES, David. Masks, pantomime blanche, cartoon mime. In: EVANS, Mark and KEMP, Rick. The Routledge Companion to Jacques Lecoq. London and New York: Routledge, 2016.
LEABHART, Thomas. Modern and post-modern mime. London: Macmillan Press,1989.
LECOQ, Jacques. Le corps poétique. Un enseigment de la créacion théâtrale. Paris: Actes Sud-Papiers/ANRT, 1997.
LOPES, Elizabeth Pereira. A máscara e a formação do ator. UNICAMP. Tese (Doutorado em Artes) Campinas, SP, 1990.
LOPES, Elisabeth. A magia das máscaras: o ator e seu duplo. In: BELTRAME, Nini e ANDRADE, Milton (org). Teatro de Máscaras. Florianópolis: UDESC, 2010. P.27 a 55.
MURRAY, Simon. Jacques Lecoq. Routledge. New York & London, 2003.
SACHS, Cláudia Müller. A metodologia de Jacques Lecoq. Estudo conceitual. PPGT/ Universidade Estadual de Santa Catarina-UDESC. Dissertação (Mestrado em Teatro) Florianópolis, 2004.
SACHS, Cláudia Müller. A Imaginação é um músculo. A contribuição de Lecoq para o jogo do Ator. PPGT/ Universidade Estadual de Santa Catarina-UDESC. Tese (Doutorado em Teatro). Florianópolis, 2014.
SCHEFFLER, Ismael. O laboratório de estudo de movimento e o percurso de formação de Jacques Lecoq. PPGT/ Universidade Estadual de Santa Catarina-UDESC. Tese (Doutorado em Teatro). Florianópolis, 2014.
WILSHER, Toby. The mask handbook. A practical guide. London and New York: Routledge, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Brasileira de Estudos da Presença e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Brasileira de Estudos da Presença e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons.