Dança, corpo e memória: as três temporadas do Original Ballet Russe no Rio de Janeiro

Autores

  • Beatriz Cerbino Universidade Federal Fluminense - UFF

Palavras-chave:

Dança, História, Memória, Original Ballet Russe, Rio de Janeiro.

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar algumas reflexões entre os estudos da história, da memória e da dança. Parte-se do campo da História a fim de entender o papel da memória no processo de produção de conhecimento. Como estudo de caso, tomo as três temporadas do Original Ballet Russe no Rio de Janeiro, em 1942, 1944 e 1946, momentos em que a companhia foi apontada como exemplo para a construção de um balé nacional e demonstro como o discurso constituído na imprensa carioca em torno dessa presença elaborou essa articulação. Para tal, utilizo como fontes as críticas de Jaques Corseuil, lançando mão dos procedimentos metodológicos da história cultural.

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Biografia do Autor

Beatriz Cerbino, Universidade Federal Fluminense - UFF

Professora da Universidade Federal Fluminense, do curso de graduação de Produção Cultural, no departamento de Artes e Estudos Culturais, e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes - PPGCA UFF. É pesquisadora do INCT Proprietas, colaboradora da Rede Iberoamericana de Videodança - REDIV, e pesquisadora colaboradoa do Projeto TEPe - Technologically Expanded Performance.

Publicado

2021-12-27

Como Citar

Cerbino, B. (2021). Dança, corpo e memória: as três temporadas do Original Ballet Russe no Rio de Janeiro. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 12(1), 1–29. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/113671

Edição

Seção

Dança: História e Historiografia