O Laboratório do Músico

Autores

  • Ledice Fernandes Weiss ECA-USP FAPESP Académie de Musique et Danse de la CCMP, Lyon, França

Palavras-chave:

Processos Laboratoriais em Música, Trabalho Corporal, Criação Musical, Música como Resistência

Resumo

Partindo do conceito de laboratório teatral, o artigo procura traçar uma breve amostra de processos laboratoriais recentemente praticados por músicos brasileiros em ações de criação, performance e educação. Observa-se a crescente ampliação em termos de pesquisa corporal e expressiva por parte do performer musical em experiências de teatro instrumental e de trabalho musical colaborativo. Verifica-se que os trabalhos de treinamento e de criação do ator podem contribuir para uma melhora do ritual de trabalho do músico, procurando questionar a maneira como esse emprega seu instrumento primeiro, seu corpo. Reconhece-se, por fim, que o trabalho de laboratório musical, que se insere num questionamento profundo do processo de criação em artes performáticas, inclui um potencial de resistência política e cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ledice Fernandes Weiss, ECA-USP FAPESP Académie de Musique et Danse de la CCMP, Lyon, França

Ledice Fernandes é pós-doutora financiada pela FAPESP na ECA-USP, trabalhando com a noção do gesto (instrumental, sonoro, corporal e cênico) na performance musical. Formada em violão no Brasil, seu país natal, na Alemanha e na França, com Pablo Marquez, Paul Galbraith, Franz Halasz e David Russell. Em seu percurso, obteve  diplomas como o Künstlerisches Diplom e o Meisterklasse da Hochschule für Musik Nürnberg-Augsburg. Deu mais de uma centena de concertos, como solista ou em formações de música de câmara, como o recente Duo Racines com Angelique Camargo, ou o grupo de música cênica Anagrama. Ledice Fernandes  participou de projetos teatrais tanto no Brasil como durante sua estadia nos Estados Unidos na Georgia State University. Após ter se graduado bacharel em artes cênicas pela USP e mestre em música e musicologia pela UFRJ,  produziu um Master II e uma tese de doutorado na França (Universidades de Lyon e de Bourgogne). Participou de congressos (ANPPOM - onde coordenou em 2018 e 2019 um Simpósio Temático-, ABRAPEM, Journées d’etudes em Nice, EITAM), e publicou artigos em revistas de música (Opus, Debates, Vortex, Soundboard, Violão Intercâmbio).

 

Publicado

2021-10-11

Como Citar

Fernandes Weiss, L. (2021). O Laboratório do Músico. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 11(4), 01–22. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/111276

Edição

Seção

Laboratórios em fluxo