Uma breve Genealogia do teatro e educação no Brasil: O teatro para crianças

Autores

Palavras-chave:

teatro infantil, teatro escolar, pedagogia do teatro, governamentalidade, infância

Resumo

O presente artigo propõe uma mirada histórico-política sobre o encontro entre teatro e educação, tendo o teatro para crianças como seu operador prático. A reboque de um esforço analítico inspirado na teorização foucaultiana, o estudo versa sobre o discurso em torno da temática no Brasil desde o início até meados do século XX, valendo-se de duas fontes não usuais na historiografia teatral: o jornal Correio da Manhã e a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Ao evidenciar o atrelamento discursivo das práticas teatrais ao ideário da Escola Nova, o estudo atribui aos teatros infantil e escolar um lugar de destaque entre as estratégias pedagogizantes de governamento populacional.

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Biografia do Autor

Sidmar Silveira Gomes, FEUSP

Doutor em Educação pela FEUSP

Julio Groppa Aquino (Universidade de São Paulo – USP, São Paulo/SP, Brasil), USP - Faculdade de Educação

Professor Titular da FEUSP.

Publicado

2022-09-27

Como Citar

Gomes, S. S., & Aquino (Universidade de São Paulo – USP, São Paulo/SP, Brasil), J. G. (2022). Uma breve Genealogia do teatro e educação no Brasil: O teatro para crianças. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 9(1), 1–26. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/82416

Edição

Seção

Artes Cênicas na Escola