Flashmobs as Performance and the Re-emergence of Creative Communities
Palavras-chave:
Flashmobs, Performance, Hibridização, Comunidades Criativas, Espectador AtivoResumo
Apesar de terem aparecido há pouco tempo – o primeiro flashmob moderno ocorreu na loja Macy’s de Nova York, na noite de 17 de junho de 2003 – os flashmobs espalharam-se rapidamente por todo o mundo ocidental, tornando-se, nos últimos anos, uma forma inovadora de performance que estimula o reaparecimento – ainda que passageiro e evanescente – de comunidades criativas ao passo que respondem a uma gama de tópicos de relevância social: políticos, culturais, artísticos, cotidianos etc. Os flashmobs tornam-se visíveis dentro da esfera pública por intermédio de atos performativos breves e chamativos, percebidos como lúdicos e libertadores. Em termos de processo, os flashmobs como performances, pertencem a uma economia cultural neo-liberal globalizada. Eles hibridizam convenções e práticas das mídias ao vivo, online e móveis de maneiras inovadoras e inéditas.
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