Ações Comunicativas Corporais e seus Significados no Contexto Educacional
Palavras-chave:
Educação, Saber, Comunicação, Linguagem, CorpoResumo
Este artigo discute as ações comunicativas corporais, enfatizando a problemática da relação comunicativa entre os sujeitos. Referenciando o contexto educacional, discute-se a concepção amortizada do corpo no processo ensino-aprendizagem; a efetiva possibilidade teórica da inclusão de novos saberes docentes; e as contribuições advindas da linguagem corporal para um agir pedagógico. Pelo prisma da comunicação corporal, enfocam-se movimentos e seus significados, fomentando a premissa de que é possível transmitir e decodificar mensagens muitas vezes imperceptíveis à comunicação verbal. Defende-se, portanto, a linguagem corporal consciente, estabelecendo-se como um saber docente útil e eficaz.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Brasileira de Estudos da Presença e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Brasileira de Estudos da Presença e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons.