A criança errante e a errância da infância no ‘Teatro Infantile’ de Chiara Guidi

Autores

  • Amandine Mercier Amandine Mercier, Maîtresse de conférences en Arts de la scène et du spectacle vivant, UFR Lettres et Arts de l'Université d'Artois-pôle Arras, Membre de l’équipe Praxis et Esthétique des Arts, Laboratoire Textes et Cultures (EA 4028)

Palavras-chave:

Teatro, Criança, Método Errante, Experimentação, Pedagogia Alternativa

Resumo

O artigo discute o status da criança no Teatro Infantile com base em entrevistas e publicações de Chiara Guidi e leituras críticas sobre a poiesis e a praxis de seu trabalho. A análise das criações infantis permitiu identificar a transformação da criança-espectadora para a criança-atriz. A Escola Experimental e o Festival Puerilia conduzem a criança ao papel de atuante e mestre de jogo das experiências teatrais. Por fim, os métodos e práticas de Chiara Guidi consideram a criança como modelo e imago, origem e finalidade do teatro de laboratório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amandine Mercier, Amandine Mercier, Maîtresse de conférences en Arts de la scène et du spectacle vivant, UFR Lettres et Arts de l'Université d'Artois-pôle Arras, Membre de l’équipe Praxis et Esthétique des Arts, Laboratoire Textes et Cultures (EA 4028)

Amandine Mercier est maîtresse de conférences en études théâtrales, Arts de la scène et du
spectacle vivant, spécialiste d’une part de l’ob-scène dans les créations scéniques contemporaines
interdisciplinaires et d’autre part des politiques culturelles alternatives d’innovation culturelle et
sociale.

Publicado

2022-12-23

Como Citar

Mercier, A. (2022). A criança errante e a errância da infância no ‘Teatro Infantile’ de Chiara Guidi. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 13(1), 1–24. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/129035

Edição

Seção

Crianças Performers