Exu Pisa no Toco de um Galho Só:

performance e performatividade em Exu

Autores

  • Genilson Leite da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Mirian Bárbara Miralles Torres
  • Simonne Silva Alves
  • Tiago Sá Leitão dos Santos
  • Mirta Bárbara Torres Berdeguez

Palavras-chave:

exu, exus, Performance e Performatividade, Performance afro, corpo encruzilhada

Resumo

Este artigo discute performatividade e performance através da analogia com o orixá Exu e as entidades Exus. A pesquisa de campo e a observação participante no candomblé e nas giras de Exus permitiram aprofundar as reflexões. Através de experiências como um omorixá Exu, projeta-se o terreiro e a encruzilhada como espaço de produção de conhecimento. Alargando o entendimento de performance tendo a diáspora africana como contribuição e influência. Conclui-se que performatividade/Exu e performance/Exus não podem ser subjugados a olhares universalistas e padronizadores. A encruzilhada é um espaço capaz de apontar caminhos que contribuem para a compreensão das performances e corporeidades negras.

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Biografia do Autor

Genilson Leite da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Antropologia social pelo Museu Nacional UFRJ; Licenciando em Educação Física e Bacharel em Dança pela mesma; Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Especialização em Linguagens Artística, Cultura e Educação pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro(IFRJ) Possui experiência na área de artes/dança, atuando como arte-educador, coreógrafo e pesquisador nas áreas de Performance, Cultura Popular, Cultura de Matriz Africana, Candomblé, Relações Étnico-Raciais e Dança Contemporânea. Foi bolsista de iniciação artística e cultural na condição de intérprete criador da Companhia Folclórica do Rio - UFRJ; é integrante do Projeto em Africanidade na Dança Educação (PADE/UFRJ) onde atuou como bolsista especial de extensão; como intérprete pesquisador e Coreografo durante o ano de 2014 e 2015. Coordena o Núcleo de Estudos em Cultura Popular e Sociedade (NECPS/UFRJ). Pesquisador do Laboratório de Africológia e Estudos Ameríndios.  Atua na área de artes, com ênfase em, principalmente nos seguintes temas: dança e arte educação, performance, dança afro-contemporânea, dança popular brasileira,Dança-educação, africanidades, dança de salão e Ritmos.

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Publicado

2022-06-28

Como Citar

da Silva, G. L., Torres, M. B. M., Alves, . S. S., dos Santos, T. S. L., & Berdeguez, . M. B. T. (2022). Exu Pisa no Toco de um Galho Só: : performance e performatividade em Exu. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 12(2), 1–31. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/119278

Edição

Seção

Temas Contemporâneos III

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