A Mímica Corporal em brasa:
intimidade, ateliê performativo e intervenção na criação do Duo Mimexe
Palavras-chave:
Artes CênicasResumo
Este texto apresenta reflexões sobre a pesquisa performativa realizada pelo Duo Mimexe, em 2018, nos EUA, na relação com a Mímica Corporal. A experiência integrou o convívio, no modo laboratorial, com Thomas Leabhart, Leonard Pitt, Corinne Soum e Steven Wasson, ex-assistentes de Étienne Decroux, objetivando compreender ressonâncias artísticas e pedagógicas daquela arte em suas atividades atuais, em perspectivas interculturais, com estudos de reperformance e o corpo como arquivo. Discute-se o caráter de ateliê expandido fortalecido na experiência, concluindo que a maneira artística decrouxiana ainda pode ser guia de pesquisas baseadas na prática, gerando, inclusive, arte.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma Poesia. São Paulo: Cia. Das Letras, 2013.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Martins Fontes: São Paulo, 1998.
BRAGA. Bya. Caderno de pesquisa de 2018. Arquivo pessoal da autora artista. 2018.
BRAGA, Bya. Étienne Decroux e a artesania de ator. Caminhadas para a soberania. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2013.
CORREA, Alexandre Brum. Caderno de pesquisa de 2018. Arquivo pessoal do autor artista. 2018.
DECROUX, Étienne. Palabras sobre el mimo. Trad. César Jaime Rodríguez. México: Ediciones El Milagro/Arte y Escena Ediciones, 2000.
DECROUX, Étienne. Paraules sobre el mim. Trad. Mariana Miracle e Maria Zaragoza. Barcelona: Diputació Barcelona/ Institut del Teatre, 2008.
DECROUX, Étienne. Paroles sur le mime. Paris: Gallimard, 1964.
DE MARINIS, Marco. Mimo e teatro nel novecento. Firenze: La Casa Usher, 1993.
DULLIN, Charles. Souvenirs et notes de travail d´um acteur. Paris: Odette Lieutier Editeur, 1946.
DULLIN, Charles. Ce sont les dieux qu’il nous faut. Paris: Gallimard, 1969.
LARROSA, Jorge. A operação ensaio: sobre o ensaiar e o ensaiar-se na escrita e na vida. Em: Revista Educação & Realidade. V. 29, n. 1. UFRGS, 2004.
FACCO, Marta Lucia Cargnin. Reflexões sobre o ateliê como lugar/espaço em processos de criação em Artes Visuais. Revista Digital do LAV, 10(2), 213-227. 2017.
MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
MATURANA, H. R.; VERDEN-ZÖLLER, G. Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano do patriarcado à democracia. São Paulo, SP: Palas Athena, 2004.
SCHINO, Mirella. Alquimistas do palco: os laboratórios teatrais na Europa. Trad. A. K. Guimarães e M. C. Cescato. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Brasileira de Estudos da Presença e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Brasileira de Estudos da Presença e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons.