Poetnografias: trieiros e vielas entre poéticas afro-ameríndias e a criação artística

Autores

  • Renata de Lima Silva UFG
  • Marlini Dorneles de Lima UFG

Palavras-chave:

Poetnografia, Campo Vivido, Dança, Poética Afro-Ameríndia.

Resumo

Neste ensaio pretende-se revisitar os trieiros e vielas que conduziram às noções de poetnografia e campo vivido, como uma abordagem metodológica do trabalho de criação em artes da cena. No ato de revisitar, busca-se também observar os desdobramentos e fazer atualizações, bem como discutir os desafios conceituais e éticos que se impõem frente ao trabalho com poéticas afro-ameríndias, em uma perspectiva decolonial. A discussão é feita a partir da própria produção das autoras sobre o assunto, mas flerta com os Estudos da Performance. Apresenta-se, então, a pesquisa poetnográfica, não apenas como um resultado artístico, mas como um processo que revela alteridades, reforça ou problematiza identidades, constrói ou reconstrói imaginários, numa confluência indissociável entre arte, educação e política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata de Lima Silva, UFG

Professora do curso de graduação em Dança e professora permanente dos programas de pós-graduação em Artes da Cena e em Performances Culturais da Universidade Federal de Goiás. Doutora e Mestra em Artes pela Unicamp. Bacharel e licenciada em Dança, também pela Unicamp.

Marlini Dorneles de Lima, UFG

Professora do curso de graduação em Dança e professora permanente dos programas de pós-graduação em Artes da Cena da Universidade Federal de Goiás. Doutora em Artes pela UnB.

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Silva, R. de L., & Lima, M. D. de. (2021). Poetnografias: trieiros e vielas entre poéticas afro-ameríndias e a criação artística. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 11(3), 01–28. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/102530

Edição

Seção

Outros Temas