Um Diálogo às Margens do Ganges: Gordon Craig e Ananda Coomaraswamy
Palavras-chave:
Edward Gordon Craig, Über-marionette, Interculturalismo, Teatro, Teatro OrientalResumo
O artigo analisa o diálogo entre Edward Gordon Craig e Ananda Coomaraswamy, historiador de arte indiana, como ponto inaugural do universo investigativo conhecido como teatro intercultural e as consequências desse diálogo no pensamento do diretor inglês, desafiando sua criação do Über-marionette. A partir desse diálogo, o texto apresenta a postura precavida de Gordon Craig sobre as trocas entre tradições culturais. Problematiza-se as idiossincrasias inerentes a estes intercâmbios, que povoaram as pesquisas ao longo do século XX e início do XXI. Exemplifica-se o aspecto cíclico do debate, resgatando o embate entre Rustom Bharucha, crítico severo das tentativas de interculturalismo ocidental, e Richard Schechner, um dos mentores do teatro intercultural.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Brasileira de Estudos da Presença e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Brasileira de Estudos da Presença e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons.