The Playing of the Child Performer with Orixás:

artistic and afro-referenced experiences

Autores

  • Lia Braga Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP
  • Teodora Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Experience, ‘Orixás’, Early Childhood Education, Art, Child-Performer

Resumo

This article presents excerpts from a master’s dissertation in Performing Arts about performances of children’s playing bodies, in Early Childhood Education, based on the Orixás universe. It initially reveals the participating children (NEI/Cap/UFRN), dialoguing with author(s) such as Marina Marcondes Machado (2010a; 2010b; 2015). It develops intersections between performance and childhoods, articulating an afro-playful methodology with the children’s protagonism. The artistic, afro-referenced and performative narratives of the authors raise contemporary considerations, providing findings for this discussion.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Teodora Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É professora titular, diretora artística, pesquisadora e gestora na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Presidiu a Comissão de Criação do Curso de Licenciatura em Dança da UFRN em 2009, onde atua como docente. É Diretora do Núcleo de Arte e Cultura da UFRN desde 2008 e Coordenadora de Ações culturais, museológicas e de memória da PROEX/UFRN (2015-2017); Coordena o Comitê Gestor do Plano de Cultura da UFRN/Mais Cultura nas Universidades/MinC/MEC e diversos projetos de extensão universitária, entre eles, Grupo de Dança da UFRN; Projeto Encantos da Vila (2004-2011), Programa Circuito cultural universitário (Une)versos das artes/PROEXT/MEC/SESu (2013/2015), Programa SigaArte na UFRN (desde 2013) e Programa Chão de Saberes. Possui Graduação em Educação Física e Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na Linha de Pesquisa Corporeidade e Educação; Coordenou grandes eventos científico-culturais, a exemplo da SBPC Cultural em 2010 e a Teia Nacional da Diversidade - (coordenação local na UFRN, em parceria com o MINC). Criou e coordenou, junto com o Prof. Dr.Edson Claro (in memoriam), a Base de Pesquisa GECARTE - Grupo de Estudos em Corpo, Arte e Educação no período de 2005 a 2010, atualmente Grupo Cirandar. Possui livros e capítulos de livros publicados, entre eles: Herdanças de Corpos brincantes: saberes da corporeidade em danças afro-brasileiras; Encantos da Vila: uma experiência com arte, cultura e educação. Atua no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRN, ministrando componentes curriculares, desenvolvendo pesquisas e orientações em Dança, Teatro, corpo, corporeidade, cultura e educação.

Publicado

2022-12-23

Como Citar

Braga, L., & Alves, T. . (2022). The Playing of the Child Performer with Orixás:: artistic and afro-referenced experiences. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 13(1), 1–22. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/127932

Edição

Seção

Crianças Performers