Between Make-Believe and Make-Belief:

children and their performances in recreational play installations

Autores

  • Nathalia Scheuermann dos Santos UFRGS
  • Rodrigo Saballa de Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) https://orcid.org/0000-0002-8899-0998

Palavras-chave:

Educação Infantil, Instalação de Jogo, Performance, Pesquisa com Crianças, Arte Contemporânea

Resumo

Based on Early Childhood Social Studies and Performanc e Studies, this article aims to analyze the ways children in Early Childhood Education, aged 3 to 5 years, produce performances during play in recreational play installations, as the result of research with children. The methodol ogy is based on the Mosaic Approach and on the proposition of recreational play installations. Through the analyses, two units were defined: a) make-believe performances; b) make-belief performances. Thus, it was possible to make inferences about the free movement of children between make-believe and make-belief performances through their body modulations, gestures and voices.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalia Scheuermann dos Santos, UFRGS

Nathalia Scheuermann dos Santos é pedagoga, professora de Educação Infantil na rede privada em POA-RS. Doutoranda em Educação, no Programa de Pós-Graduação de Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu/UFRGS), na linha de pesquisas Estudos sobre Infâncias. Mestra em Educação pela UFRGS, graduada em Pedagogia (UFRGS). Integrante do CLIQUE – Grupo de Pesquisas em Linguagens, currículo e cotidiano de bebês e crianças pequenas (CNPQ – UFRGS).

Rodrigo Saballa de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Rodrigo Saballa de Carvalho é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS) na Linha de Pesquisa: Estudos sobre Infâncias. Professor da área de Educação Infantil do Departamento de Estudos Especializados (DEE) da Faculdade de Educação da UFRGS. Pós-Doutor em Educação (UFPEL). Doutor em Educação (UFRGS). Mestre em Educação (UFRGS). Líder do CLIQUE – Grupo de Pesquisas em Linguagens, currículo e cotidiano de bebês e crianças pequenas (CNPQ -UFRGS).

Publicado

2022-12-23

Como Citar

Santos, N. S. dos, & Carvalho, R. S. de. (2022). Between Make-Believe and Make-Belief: : children and their performances in recreational play installations. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 13(1), 1–33. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/127428

Edição

Seção

Crianças Performers

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.