The Circus and Aerial Performances:

simulation of risk and concealment of pain

Autores

  • Marilia Teodoro de Leles Universidade Federal de Goiás - Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais, da Faculdade de Ciências Sociais
  • Robson Corrêa de Camargo Universidade Federal de Goiás – UFG, Goiânia/GO, Brasil

Palavras-chave:

Circus, Aerial Performances, Risk, Pain, Circus Art

Resumo

The article examines the relationship between risk and pain as elements present in the construction, exhibition and reception of aerial circus shows. There is a bibliographic review on the theme of pain and risk, analyzing them as perceptive processes that encompass biological, affective and cultural issues. Finally, it describes the aerial circus performance, identifying that the relationship between these phenomena appears as an imbricated paradox in its presentation.

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Biografia do Autor

Marilia Teodoro de Leles, Universidade Federal de Goiás - Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais, da Faculdade de Ciências Sociais

Artista circense, graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás e Mestre em Performances Culturais pelo Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais da Universidade Federal de Goiás, possuindo o circo como campo de pesquisa. Atualmente é professora da Rede Municipal de Educação de Goiânia, aluna no curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais da Universidade Federal de Goiás e integrante do Grupo Máskara - Núcleo Transdisciplinar de Pesquisas em Teatro, Dança e Performances Culturais.

Robson Corrêa de Camargo, Universidade Federal de Goiás – UFG, Goiânia/GO, Brasil

Idealizador e fundador do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Performances Culturais da UFG (Doutorado e Mestrado). Encenador e crítico de teatro, coordena a Rede Goiana de Pesquisa em Performances Culturais, financiamentos CNPQ, FAPEG, CAPES, FUNAPE. Livros publicados: Brazilian Theater, 1970–2010 (2015, McFarland, org. with Eva Bueno); Gestual, Teatro e Melodrama: Performances, Pantomimas e Teatro nas feiras (2020 Ed. Fi); Música na contemporaneidade (2015, PUC/GO org. com Claudia Zanini); O Mundo é um moinho: reflexões sobre o teatro popular no séc. XX; Performances Culturais (Hucitec org. com Eduardo Reinato e Heloisa Capel).

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Publicado

2022-07-22

Como Citar

Leles, M. T. de, & Camargo, R. C. de. (2022). The Circus and Aerial Performances: : simulation of risk and concealment of pain. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 12(3), 1–26. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/122877

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