Negro Teatro, Negra Performance

Autores

  • Jordana Dolores Peixoto Universidade Federal de Goiás
  • Renata de Lima Silva Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

performance, poéticas negras, performance negra, teatro negro, movimento negro

Resumo

Neste artigo apresenta-se discussão sobre a noção de Performance Negra, que, atrelada ao Movimento Negro, constitui-se no conjunto de manifestações expressivas, do ritual ao espetáculo, que organizam cenicamente modos de existir e de resistir do povo negro na diáspora africana. O recorte metodológico é uma abordagem do macro ao micro, iniciando com uma definição geral de Movimento Negro, depois, problematizando o conceito de Performance Negra como uma categoria que pode abranger tanto performances tradicionais de cunho ritualístico como performances artísticas nas linguagens do teatro, da dança e da performance arte. Por fim, toma-se o Teatro Negro como foco de análise a partir de seus aspectos históricos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jordana Dolores Peixoto, Universidade Federal de Goiás

Jordana Dolores Peixoto é doutoranda em Performances Culturais na Universidade Federal de Goiás, sob orientação da Profa. Dra. Renata de Lima Silva. Graduada em Educação Artística, com Habilitação em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP). É também artista-pesquisadora do Núcleo Coletivo 22 e capoeirista do Centro de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô.

Renata de Lima Silva, Universidade Federal de Goiás

Renata de Lima Silva é doutora em Artes (2010) pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Unicamp, com o projeto "Corpo Limiar e Encruzilhadas: Capoeira Angola e Sambas de Umbigada no processo de criação em Dança Brasileira Contemporânea". Também na Unicamp, defendeu a dissertação de mestrado "Mandinga da Rua: a construção do corpo cênico em dança brasileira contemporânea" (2004). Mesma universidade em que em 2001, conclui a graduação em Dança. É professora do curso de Licenciatura em Dança, do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Performances Culturais e do Programa de Pós-graduação em Artes da Cena da Universidade Federal de Goiás.  Também é artista-pesquisadora e diretora artística do Núcleo Coletivo 22 e capoeirista de Centro de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô.

Publicado

2022-10-27

Como Citar

Peixoto, J. D., & Silva, R. de L. (2022). Negro Teatro, Negra Performance . Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 12(4), 1–21. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/120854

Edição

Seção

Poéticas negras na cena contemporânea