Corpo Brincante:

a presença travesti nas performances dos quilombos de Reisado

Autores

  • Ribamar José de Oliveira Junior Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)/Doutorando em Comunicação e Cultura http://orcid.org/0000-0002-5607-2818

Palavras-chave:

Corpo. Reisado, Travesti, Performance, Quilombo.

Resumo

Este artigo analisa a performance dos quilombos de Reisado a partir da presença travesti na cultura popular de Juazeiro do Norte, região do Cariri, interior do Ceará. No objetivo de refletir sobre a performance e suas formas animadas, considera-se uma das passagens da cartografia que segue em curso pelas dissidências sexuais e de gênero nos Reisados cearenses, em que se acompanhou o quilombo do grupo Sagrada Família entre a performance de gênero e a animação da brincadeira. Por meio da rota de uma das primeiras Mestras travestis, aponta-se o encantravar do corpo brincante como caminho para, nas espirais do tempo brincado, louvar o corpo travesti.

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Biografia do Autor

Ribamar José de Oliveira Junior, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)/Doutorando em Comunicação e Cultura

Jornalista e pesquisador. Doutorando em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Gênero e Sexualidade na Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Autor do livro “As cicatrizes da espada: o artivismo das dissidências sexuais e de gênero nos Reisados do Padre Cícero” (2020).

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Publicado

2022-07-22

Como Citar

Oliveira Junior, R. J. de. (2022). Corpo Brincante:: a presença travesti nas performances dos quilombos de Reisado. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 12(3), 1–30. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/118634

Edição

Seção

Performance e Formas Animadas

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