Orientalismo em movimento: representações da dança do ventre em pinturas e literatura de viagem (séc XIX)

Autores

Palavras-chave:

Dança do Ventre, Orientalismo, Colonização, Representação, História Dultural.

Resumo

Este artigo analisa representações da “dança do ventre” em pinturas e literatura de viagem produzidas por europeus(ias) no século XIX. Situando esta manifestação no tempo e no espaço, descrevendo características e sujeitos que foram importantes para o desenvolvimento desta prática, analisa-se sua profunda relação com o processo de colonização do Egito. Conclui-se que a dança praticada por homens e, sobretudo, mulheres no território egípcio passou por filtros e interpretações europeias antes de se consolidar no Ocidente como “dança do ventre”. Tal contexto sociopolítico deixou marcas ainda visíveis na forma como este repertório corporal é executado, representado e reputado na atualidade.

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Biografia do Autor

Naiara Müssnich Rotta Gomes de Assunção, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Naiara M. R. G. de Assunção é mestra em História na linha de pesquisa de Cultura e Representações (UFRGS, 2018) e Mestra em Antropologia da Dança (Programa Choreomundus, Roehampton University, 2020). Coordena o Coletivo Hunna: Historiadoras que Dançam.

Nina Ingrid Caputo Paschoal

Nina Ingrid C Paschoal é mestra em História com ênfase em História social (PUC SP, 2018), licenciada e bacharel em História (PUC-SP, 2015) e técnica em Museologia (ETEC Pq. da Juventude). Desde 2013 atua como arte educadora em instituições culturais e museus.

Publicado

2021-12-27

Como Citar

Müssnich Rotta Gomes de Assunção, N., & Caputo Paschoal, N. I. (2021). Orientalismo em movimento: representações da dança do ventre em pinturas e literatura de viagem (séc XIX). Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 12(1), 1–33. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/113430

Edição

Seção

Dança: História e Historiografia