Determinação e Liberdade na Criação Mediada por Sistemas de Signos

Autores

Palavras-chave:

Criação, Criatividade, Liberdade, György Lukács, Lev Vigotski

Resumo

Este artigo analisa a relação entre determinação e liberdade no ato humano de criação mediado pelo uso de sistemas de signos. Para tanto, o artigo faz uma aproximação entre a reflexão filosófico-ontológica de György Lukács sobre a dialética entre teleologia e causalidade na atividade de trabalho e as análises desenvolvidas por Lev Vigotski sobre a importância dos sistemas de signos para o desenvolvimento psíquico humano. Conclui-se que a criação envolve complexas relações entre a liberdade dos sujeitos e as determinações socioculturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Newton Duarte, UNESP Araraquara

Graduado em Pedagogia pela UFSCar. Mestre em Educação pela mesma instituição. Doutorado em Educação pela UNICAMP. Professor Titular do Departamento de Psicologia da Educação, UNESP, campus de Araraquara.

Efrain Maciel e Silva, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação pela UNESP. Professor da Faculdade de Educação Física e Dança, UFG, campus de Goiânia.

Ricardo Eleutério dos Anjos, UNOESTE, campus de Presidente Prudente.

Graduação em Psicologia pela Faculdade da Fundação Educacional de Araçatuba. Mestre e Doutor em Educação pela UNESP de Araraquara. Professor de Psicologia na UNOESTE, campus de Presidente Prudente. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNOESTE.

Publicado

2021-01-26

Como Citar

Duarte, N., Silva, E. M. e, & Anjos, R. E. dos. (2021). Determinação e Liberdade na Criação Mediada por Sistemas de Signos. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 11(1), 01–20. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/99913

Edição

Seção

Temas Contemporâneos II

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)