Performance and Aesthetics in the Brazilian Black Movement Struggles to Re-Educate the Society

Autores

Palavras-chave:

Black Movement, Black Aesthetic, Antiracist Struggle Culture, Education

Resumo

With the results of the 2018 research project entitled Black Movement in the Present Time as our main source, in this article we discuss aspects of performative and aesthetic practices used in the anti-racist struggle in Brazil in the 1970s and today. We developed the article in dialogue with the concept of the culture of anti-racist struggle, from which we understand that the struggle of the black movement generates new codes and cultural meanings and, therefore, is able to affect the subjectivities of different subjects, assuming a potential for re-education and enabling new practices in terms of race relations in Brazil.

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Biografia do Autor

Amilcar Araujo Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com um ano de estágio doutoral na Johns Hopkins University, nos Estados Unidos. Tem experiência nas áreas de Ensino de História, história das relações raciais, história e cultura afro-brasileiras, história oral, movimentos sociais, currículo e formação de professores. Fez pós-doutorado nas áreas de Educação e História na Columbia University, em Nova York, nos Estados Unidos (2015-2016) e é professor da Faculdade de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além de diversos capítulos de livros, artigos em revistas e congressos acadêmicos, publicou, com apoio da FAPERJ, o livro "O Mundo Negro": relações raciais e a constituição do movimento negro contemporâneo no Brasil (2013), organizou o livro Educação das relações étnico-raciais no Brasil: trabalhando com histórias e culturas africanas e afro-brasileiras nas salas de aula (2014) e também organizou com Verena Alberti o livro Histórias do movimento negro no Brasil (2007), com Ana Maria Monteiro, o livro Ensino de História e Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas (2013), e com Warley da Costa o livro Educação e Diversidade em Diferentes Contextos (2015).

Thayara C. Silva de Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Thayara C. Silva de Lima é bacharel e licenciada em História, mestre e doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Publicado

2019-11-05

Como Citar

Pereira, A. A., & Lima, T. C. S. de. (2019). Performance and Aesthetics in the Brazilian Black Movement Struggles to Re-Educate the Society. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 9(4), 01–30. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/96243

Edição

Seção

Movimentos Sociais em Cena