Corpo e Descolonialidade em Composição Poética Cênica

Autores

  • Marina Fazzio Simão (Universidade Federal da Integração Latino-Americana – Foz do Iguaçu/PR, Brasil) Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA, Foz do Iguaçu/PR, Brasil
  • Juliano Casimiro de Camargo Sampaio (Universidade Federal do Tocantins – UFT, Palmas/TO, Brasil ) Universidade Federal do Tocantins – UFT, Palmas/TO, Brasil

Palavras-chave:

Teatro. Descolonialidade. Corpo. Composição Poética Cênica. Prática Cênica.

Resumo

O texto se situa entre as artes, a antropologia e a filosofia e pretende responder à questão: o processo artístico pode ser entendido como meio de descolonialidade do corpo cotidiano? Metodologicamente, realiza-se revisão de literatura e faz-se uma análise de um processo artístico de que os autores participaram. Resulta da experiência que a proposta de Sampaio (2007) a respeito do corpo atenso para a cena pode ser um frutífero caminho para se chegar à descolonialidade do corpo cotidiano.

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Biografia do Autor

Marina Fazzio Simão (Universidade Federal da Integração Latino-Americana – Foz do Iguaçu/PR, Brasil), Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA, Foz do Iguaçu/PR, Brasil

Marina Fazzio Simão é mestra em Estudos Latino-Americanos (UNILA) e licenciada em teatro - Arte/Educação (UNISO). Atualmente integra o grupo de pesquisa A Atual Cena Latino-Americana para Além dos Grandes Eixos Geográficos coordenado pelo Prof. Dr. Fernando Faria. Trabalha como professora, atriz e diretora teatral na cidade de Foz do Iguaçu.

Juliano Casimiro de Camargo Sampaio (Universidade Federal do Tocantins – UFT, Palmas/TO, Brasil ), Universidade Federal do Tocantins – UFT, Palmas/TO, Brasil

Juliano Casimiro de Camargo Sampaio é professor adjunto doutor (Regime de dedicação exclusiva). É Pós-Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Pós-Doutor, Doutor e Mestre em psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e Bacharel em Artes Cênicas (UNICAMP). Coordenador do Laboratório de Composição Poética Cênica, Narratividade e Construção de Conhecimento (CONAC), www.conac.net, e diretor do Eu-Outro Núcleo de Pesquisa Cênica. Atua como diretor teatral e de espetáculos de dança no Tocantins e no interior de São Paulo.

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Publicado

2022-10-02

Como Citar

Simão (Universidade Federal da Integração Latino-Americana – Foz do Iguaçu/PR, Brasil), M. F., & Sampaio (Universidade Federal do Tocantins – UFT, Palmas/TO, Brasil ), J. C. de C. (2022). Corpo e Descolonialidade em Composição Poética Cênica. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 8(4), 665–690. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/78809

Edição

Seção

Poéticas e Pedagogias Decoloniais