Presença Diluída em Rouge Mékong: uma proposição para a cena intermedial

Autores

  • Fernanda Areias Oliveira (Universidade Federal do Maranhão – UFMA, São Luís/MA, Brasil) Universidade Federal do Maranhão
  • Marta Isaacsson DAD/UFRGS
  • Maria Cristina Biasuz (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil) IA/UFRGS

Palavras-chave:

Efeito de Presença, Cena Intermedial, Percepção, Imersão e Interdisciplinaridade

Resumo

Descreve-se neste artigo a presença mediada por dispositivos de imagem. O recorte proposto situa a cena contemporânea intermedial, emergindo como estudo de destaque o espetáculo imersivo Rouge Mékong, desenvolvido pelo coletivo canadense de artistas interdisciplinares, Collectif Lebovitz. A referida experiência nos guiará como obra sistematizadora do conceito efeito de presença, desenvolvido por Josette Féral, e aqui investigado como constituinte da dramaturgia desse espetáculo. Investiga-se ainda a apresentação de discussões voltadas para a presença do ator mediada pela tecnologia da imagem virtual e as possibilidades de percepção sobre o espectador levantadas por Auslander (2008), Féral (2012) e Lehmann (2007) quando em relação à cena intermedial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Areias Oliveira (Universidade Federal do Maranhão – UFMA, São Luís/MA, Brasil), Universidade Federal do Maranhão

Professora Adjunta e pesquisadora vinculada ao curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Maranhão, pertencente ao departamento de Arte.Coordena o grupo de pesquisa LabTecDrama, laboratório de pesquisa associado ao departamento de arte que desenvolve pesquisas acerca da formação de professores de teatro e novas metodologias para media art. Coordenadora pedagógica do pólo Arte na Escola/UFMA. Bacharel em Artes Cênicas-Habilitação Direção Teatral pela UFRJ e licenciada em Educação Artística pela Universidade Candido Mendes (UCAM).Mestre em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie(UPM/SP). Sua área de pesquisa é voltada para questões de encenação , teledramaturgia , arte educação e media art. Doutora em informática na educação na UFRGS.

Publicado

2022-10-04

Como Citar

Oliveira (Universidade Federal do Maranhão – UFMA, São Luís/MA, Brasil), F. A., Isaacsson, M., & Biasuz (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil), M. C. (2022). Presença Diluída em Rouge Mékong: uma proposição para a cena intermedial. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 7(3), 601–625. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/69774

Edição

Seção

Presença e seus Campos de Relações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)