O Ensino da Dança: uma via complementar para a formação contemporânea do ator

Autores

  • Marie-Eve Skelling Desmeules (Universite d’Ottawa – Ottawa, Canadá) Faculté d'éducation Université d'Ottawa

Palavras-chave:

Trabalho de Corpo, Dança, Formação do Ator, Teoria da Atividade, Experiência,

Resumo

Esta pesquisa qualitativa interpretativa tem como objetivo compreender a formação corporal ministrada por Melanie Demers, artista convidada para ministrar o curso Dança para atores no inverno de 2014 na École supérieure de théâtre da Université du Québec à Montréal. Com base no conceito de experiência (Dewey, 2005) e na teoria da atividade (Engestrom, 1987; 1999), estuda-se a forma como esse curso conduz os alunos-atores a uma abertura a seus próprios corpos, a encenar uma escrita corporal, a desenvolver uma consciência cruzada, a enfrentar desafios pessoais em relação ao trabalho corporal e a aceitar a vulnerabilidade de seus corpos na expressão artística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Skelling Desmeules (Universite d’Ottawa – Ottawa, Canadá), M.-E. (2016). O Ensino da Dança: uma via complementar para a formação contemporânea do ator. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 7(1), 123–153. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/69305

Edição

Seção

Dramaturgias do Corpo