Entre Senhores, Sambas e Cervejas: a construção discursiva da mulata fácil no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Discurso, Semiologia, Memória, Escravização, Mulata fácil

Resumo

O artigo tem por objetivo empreender uma leitura dos discursos que versam sobre o imaginário da mulata fácil no Brasil (Freyre, 2006 [1933]) considerando sua densidade histórica. O intuito é partir dos enunciados que irrompem no período escravocrata sobre essa mulata, discutir a forma como ela é colocada à prova no decorrer do século XX e, por fim, analisar as atualizações e apropriações dessa memória na atualidade. Para tanto, parte-se de uma Análise do Discurso derivada de Michel Pêcheux, mas que incorpora as atuais discussões empreendidas por Jean-Jacques Courtine, principalmente aquelas que dizem respeito à Semiologia Histórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Braga (Universidade Federal da Paraíba, Brasil), Universidade Federal da Paraíba, Brasil

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba com período co-tutelar na Universidade Federal de São Carlos. Professora Adjunta do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal da Paraíba.

Publicado

2022-10-04

Como Citar

Braga (Universidade Federal da Paraíba, Brasil), A. (2022). Entre Senhores, Sambas e Cervejas: a construção discursiva da mulata fácil no Brasil. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 7(2), 333–358. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/66599

Edição

Seção

Performance e Relações Étnico-raciais