A Dramaturgia do Corpo no Teatro Indiano como Visivel Poesia

Autores

  • Ricardo Carlos Gomes (Universidade Federal de Ouro Preto ‒ UFOP, Ouro Preto/MG, Brasil) UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto
  • Priscilla de Queiroz Duarte (Universidade Federal de Minas Gerais ‒ UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil) Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Trabalho do Ator, Interculturalismo, Teatro-Danca Classico Indiano, Kathakali, Orissi,

Resumo

No presente artigo, discute-se o conceito de dṛśya kāvya (visivel poesia) da tradicao cenica indiana como proposta de dramaturgia do corpo. Partindo do impacto que as tradicoes cenicas asiaticas provocaram no teatro europeu no seculo XX, sao analisados alguns conceitos e tecnicas de atuacao do teatro-danca classico indiano (em particular, Orissi e Kathakali), baseadas na traducao da palavra em gesto corporal. Questiona-se tambem a relevancia dessa discussao para um teatro que busca distanciar-se de um modelo logocentrico, numa perspectiva intercultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Carlos Gomes (Universidade Federal de Ouro Preto ‒ UFOP, Ouro Preto/MG, Brasil), UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto

Ator e diretor, formado na UNIRIO (1987), doutor em teatro pela Università degli Studi di Roma (2007), Professor Adjunto do Departamento de Artes Cênicas da UFOP (desde 2008).

Priscilla de Queiroz Duarte (Universidade Federal de Minas Gerais ‒ UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil), Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre e Doutoranda em Artes pela UFMG, na linha de pesquisa Artes da Cena. Bacharel em Artes Cênicas pela UNIRIO.

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Gomes (Universidade Federal de Ouro Preto ‒ UFOP, Ouro Preto/MG, Brasil), R. C., & Duarte (Universidade Federal de Minas Gerais ‒ UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil), P. de Q. (2016). A Dramaturgia do Corpo no Teatro Indiano como Visivel Poesia. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 7(1), 154–183. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/63654

Edição

Seção

Dramaturgias do Corpo