Entre Escola e Universidade: dinossauros e caderninhos por uma dramaturgia encarnada

Autores

  • Taís Ferreira (Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, Pelotas/RS, Brasil) Universidade Federal de Pelotas
  • Luciana Hartmann (Universidade de Brasilia – UnB, Brasilia/DF, Brasil) Universidade de Brasília
  • Marina Marcondes Machado (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil) Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Dramaturgias do Corpo, Culturas da Infância, Criação, Pedagogias do Teatro,

Resumo

Este texto, escrito a seis mãos, insiste na não-dicotomia entre corpo e mente, ação e pensamento, objetividade e subjetividade, de modo a alcançar as férteis relações adulto-criança no âmbito da ficcionalidade. Defende o exercício da docência do teatro tanto na universidade quanto na escola, na chave de uma dramaturgia encarnada: modo de escrita e de uso do texto dramatúrgico no qual a corporalidade e central. Apresentando mais perguntas do que respostas, busca por um trabalho dramatúrgico que narra, dialoga, propõe performatividade e mudança nos mundos de vida dos discentes das Licenciaturas em Teatro, bem como os mundos de vida de seus futuros alunos, crianças e jovens brasileiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taís Ferreira (Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, Pelotas/RS, Brasil), Universidade Federal de Pelotas

Professora adjunta do Centro de Artes, UFPel. Atua nas áreas de pedagogias das artes cênicas, teoria e história do teatro.

Luciana Hartmann (Universidade de Brasilia – UnB, Brasilia/DF, Brasil), Universidade de Brasília

Professora associada na graduação e na pós-graduação em Artes Cênicas da UNB.

Marina Marcondes Machado (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil), Universidade Federal de Minas Gerais

Professora adjunta na graduação e na pós-graduação em Teatro da UFMG.

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Ferreira (Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, Pelotas/RS, Brasil), T., Hartmann (Universidade de Brasilia – UnB, Brasilia/DF, Brasil), L., & Machado (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil), M. M. (2016). Entre Escola e Universidade: dinossauros e caderninhos por uma dramaturgia encarnada. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 7(1), 45–70. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/63579

Edição

Seção

Dramaturgias do Corpo