Performance Negra e a Dramaturgia do Corpo no Batuque

Autores

  • Renata de Lima Silva (Universidade Federal de Goiás, Brasil) Universidade Federal de Goiás
  • Eloisa Marques Rosa (Instituto Federal de Brasília, Brasil) Instituto Federal de Brasília, Brasil

Palavras-chave:

dramaturgia, corpo, batuque, performance negra

Resumo

Uma importante contribuição da Etnocenologia e dos Estudos da Performance para o campo de estudo das Artes Cênicas é a ampliação do que pode ser considerado como cena, espetáculo ou performance, rompendo fronteiras, calcadas no colonialismo do saber, que separaram radicalmente arte e cultura popular, polarizando criação e tradição. Essa quebra de paradigma abre a possibilidade de pensar as dramaturgias corporais presente nos rituais afro-brasileiros como um constructo da relação corpo e ancestralidade. É nessa perspectiva que o presente artigo apresenta uma discussão sobre a performance negra dos batuques, mais especificamente a Suça, da cidade de Natividade, estado do Tocantins.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata de Lima Silva (Universidade Federal de Goiás, Brasil), Universidade Federal de Goiás

Professora na Universidade Federal de Goiás. Doutora e Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Goiás. Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa e Investigação Cênica Coletivo 22 e diretor artística da companhia Núcleo Coletivo 22.

Eloisa Marques Rosa (Instituto Federal de Brasília, Brasil), Instituto Federal de Brasília, Brasil

Professora do curso de Dança do Instituto Federal de Brasília. Mestre em Artes pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Performances Culturais.

Publicado

2022-10-04

Como Citar

Silva (Universidade Federal de Goiás, Brasil), R. de L., & Rosa (Instituto Federal de Brasília, Brasil), E. M. (2022). Performance Negra e a Dramaturgia do Corpo no Batuque. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 7(2), 249–273. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/63510

Edição

Seção

Performance e Relações Étnico-raciais