O Sujeito-Ator, sua Voz e a Relação com a Figura Materna

Autores

  • Simone Nogueira Rasslan Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rosa Maria Bueno Fischer (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil) UFRGS

Palavras-chave:

Voz, Mãe, Teatro, Narrativas de Si, Foucault

Resumo

O artigo trata dos modos de subjetivação pelos quais atores tornam-se sujeitos de sua prática musical, mais especificamente vocal, com inspiração na perspectiva arqueológica foucaultiana. Os materiais empíricos consistem em narrativas e entrevistas de profissionais das artes cênicas, que executam vocal e instrumentalmente trilhas sonoras de seus espetáculos ao vivo. Neste texto, em particular, analisamos a presença preponderante da voz da figura materna, na memória de atores-músicos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Nogueira Rasslan, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFRGS, preparadora musical para o teatro, regente, cantora e pianista.

Rosa Maria Bueno Fischer (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil), UFRGS

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFRGS. É pesquisadora do CNPQ 1-C. Autora de vários artigos, livros e capítulos sobre estudos foucaultianos, filosofia da cultura e cinema, juventude e educação.

Publicado

2022-10-12

Como Citar

Rasslan, S. N., & Fischer (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil), R. M. B. (2022). O Sujeito-Ator, sua Voz e a Relação com a Figura Materna. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 6(1), 47–70. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/55221

Edição

Seção

Pedagogias da Voz

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)