O Percurso Estudantil do Festival Transamériques (FTA): uma experiência de mediação cultural marcante

Autores

  • Lucie Villeneuve (Université du Québec à Montréal, Montreal, Canadá) Université du Québec à Montréal (UQAM)

Palavras-chave:

Mediação Cultural, Adolescentes, Criação Contemporânea, Ritual de Passagem, Abertura a si e ao Outro,

Resumo

Este artigo visa apresentar os impactos educativos do percurso estudantil do Festival Transamériques (FTA), dedicado à criação contemporânea em teatro e dança no Quebec. Uma primeira pesquisa de campo foi feita em 2010 junto a cinquenta adolescentes, seguida de outra, em 2014, com o objetivo de validar os resultados. A pesquisa revela que o evento representa um ritual de passagem para os jovens; ele é fonte tanto de descoberta de si quanto de abertura ao outro em nível estético e nos planos cultural e sociopolítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-10-13

Como Citar

Villeneuve (Université du Québec à Montréal, Montreal, Canadá), L. (2022). O Percurso Estudantil do Festival Transamériques (FTA): uma experiência de mediação cultural marcante. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 5(2), 376–395. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/54056

Edição

Seção

Teatro e Educação