A Emergência de Vozes Distintas na Escola e na Comunidade: práticas singulares de ensino de teatro no Quebec

Autores

  • Carole Marceau Université du Québec à Montréal
  • Maud Gendron-Langevin (Université du Québec à Montréal, Montreal, Canadá) Université du Québec à Montréal

Palavras-chave:

Formação em Arte, Pedagogia, Pedagogia do Teatro, Organização Comunitária, Adolescentes Marginalizados,

Resumo

Neste artigo, aborda-se a questão dos cursos específicos propostos em dois grupos: no ambiente escolar e no ambiente comunitário. Neste caso, a formação artística faz parte do programa de formação da escola do Quebec. Entretanto, algumas organizações realizam atividades específicas, permitindo que jovens assumam a palavra em um contexto particular. Por meio de um questionário, foi realizado um quadro comparativo para identificar elementos convergentes e divergentes dos dois grupos. Finalmente, foram formuladas indicações e pistas de pesquisa com o objetivo de fazer com que este estudo atinja um maior número de escolas e de organizações comunitárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maud Gendron-Langevin (Université du Québec à Montréal, Montreal, Canadá), Université du Québec à Montréal

Carole Marceau est professeure en enseignement de l’art dramatique à l’UQAM. Elle s’intéresse au processus de création, à l’évaluation des apprentissages artistiques et à la pratique pédagogique dans une classe d’art. Elle est corédactrice de deux revues portant sur l’enseignement de l’art dramatique.

Maud Gendron-Langevin est professeure en enseignement de l’art dramatique à l’UQAM, chercheure au CREMIS et membre du pôle de recherche Arts, créativité et santé de l’ISS. Elle s’intéresse à l’intervention par le biais du théâtre auprès de jeunes ayant des besoins particuliers.

Publicado

2022-10-13

Como Citar

Marceau, C., & Gendron-Langevin (Université du Québec à Montréal, Montreal, Canadá), M. (2022). A Emergência de Vozes Distintas na Escola e na Comunidade: práticas singulares de ensino de teatro no Quebec. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 5(2), 287–312. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/54050

Edição

Seção

Teatro e Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)