Os Estados Tônicos como Fundamento dos Estados Corporais em Diálogo com um Processo Criativo em Dança

Autores

  • Carolina Dias Laranjeira (Universidade Federal da Paraíba – UFPB, João Pessoa/PB, Brasil) Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Estados Corporais, Pré-Movimento, Processo Criativo, Educação Somática, Dança

Resumo

O presente artigo propõe refletir acerca do conceito de estados corporais na dança a partir de investigações artístico-acadêmicas com as corporalidades e as danças da manifestação popular pernambucana do Cavalo Marinho. Por meio de análises do processo de investigação artística, englobando pesquisas de campo no contexto da expressão cultural estudada, procura-se realizar um diálogo com abordagens teóricas sobre gesto e percepção. Assim, os conceitos de pré-movimento e de estados tônicos se mostram de grande valor para a compreensão de um processo criativo fundamentado na relação entre percepção, memória, imaginação, estados e movimentos. 

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Biografia do Autor

Carolina Dias Laranjeira (Universidade Federal da Paraíba – UFPB, João Pessoa/PB, Brasil), Universidade Federal da Paraíba

Professora da licenciatura em Dança da UFPB, é graduada em Dança (UNICAMP), Mestre em Artes (UNICAMP), Doutora em Artes Cênicas (UFBA) e integrante do Grupo Peleja com o qual pesquisa as interfaces entre dança, teatro e danças populares.

Publicado

2022-10-13

Como Citar

Laranjeira (Universidade Federal da Paraíba – UFPB, João Pessoa/PB, Brasil), C. D. (2022). Os Estados Tônicos como Fundamento dos Estados Corporais em Diálogo com um Processo Criativo em Dança. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 5(3), 596–621. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/47462

Edição

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