Pilates é um Método de Educação Somática?

Autores

  • Débora Pereira Bolsanello (Université du Québec à Montréal, Montreal, Canadá) Université de Québec à Montréal

Palavras-chave:

Método Pilates, Educação Somática, Dança, Fitness, Reabilitação,

Resumo

Neste artigo, renova-se o debate sobre a pertinência do método Pilates ao campo da Educação Somática. Coloca-se em perspectiva o impacto do marketing – que vende o método como uma atividade de fitness – e as pesquisas acadêmicas realizadas sobre a aplicação do método no tratamento de diferentes disfunções, bem como seu papel na construção da estética da dança contemporânea. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Pereira Bolsanello (Université du Québec à Montréal, Montreal, Canadá), Université de Québec à Montréal

Débora Bolsanello é graduada em antropologia pela Université de Montréal, especialista em Educação Somática e mestre em dança pela Université du Québec à Montréal. É diplomada em Antiginástica pelo CERA, em Montreal e formada em Pilates por Ann McMillan Pilates, de Montreal.Organizou o livro EM PLENO CORPO: EDUCAÇAO SOMATICA, MOVIMENTO E SAUDE (editora Jurua,2010).

Publicado

2014-09-23

Como Citar

Bolsanello (Université du Québec à Montréal, Montreal, Canadá) D. P. (2014). Pilates é um Método de Educação Somática?. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 5(1), 101–126. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/46815

Edição

Seção

Técnicas, Métodos e Abordagens Somáticas