Carta por um Intercâmbio entre Cientistas da Cognição

Autores

  • Victor Emmanuel Jacono (Universidade de Roma “La Sapienza” – Roma, Itália) University of Rome, "La Sapienza"

Palavras-chave:

Teatro, Pedagogia, Ciência, Cognição, Epistemologia

Resumo

Este breve ensaio, escrito do ponto de vista de um jovem realizador teatral, pedagogo e estudioso é apresentado com o espírito de uma carta, endereçada fundamentalmente a artistas e estudiosos do teatro para questionar seu papel como cientistas no crescente intercâmbio entre teatro e neurociência. Particularmente, este ensaio destaca a importância da ciência em uma tradição teatral embasada na pedagogia do ator e propõe essa tradição como um exemplo de pesquisa a partir da qual os realizadores teatrais poderiam se engajar em um intercâmbio profundo entre cientistas da cognição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Emmanuel Jacono (Universidade de Roma “La Sapienza” – Roma, Itália), University of Rome, "La Sapienza"

An academic member of the joint European Masters in the Science of Performative Creativity based at the University of Malta, Dr. Victor E. Jacono has recently obtained a Ph.D. in Performance Studies from the University of Rome, "La Sapienza". As a young theatre maker and scholar he continues his research into performative processes, with a focus on the actor's pedagogy, building upon his artistic formation under the guidance of diverse pedagogues from Occidental and Oriental performance traditions.

Publicado

2022-10-16

Como Citar

Jacono (Universidade de Roma “La Sapienza” – Roma, Itália), V. E. (2022). Carta por um Intercâmbio entre Cientistas da Cognição. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 4(2), 205–222. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/46739

Edição

Seção

Teatro e Neurociências