Imagem: do cinema para a performance

Autores

  • Carina Sehn
  • Paola Zordan (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, Brasil) Professora do PPGEDU UFRGS

Palavras-chave:

Performance, Image, Corps, Cinéma, Représentation

Resumo

No âmbito de uma pesquisa sobre as artes do corpo, o texto aborda o problema da representação da imagem perante as forças corpóreas. Com os estudos filosóficos que Deleuze faz junto ao cinema, trazemos sua taxionomia da imagem, que passa de uma imagem-movimento a uma imagem-tempo, e também consideramos o teatro para analisar como a imagem se lança de uma representação estratificada, moralizante, a uma imagem performática, vibrátil. O trabalho de artistas contemporâneos nos permite e faz pensar a imagem na sua relação com o novo, com o que não é possível conter, com as imagens produzidas pela arte da performance, por um corpo que cria imagens sucessivamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paola Zordan (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, Brasil), Professora do PPGEDU UFRGS

Professora titular do PPGEDU Linha da Filosofias da Diferença e Educação Área: Artes, Educação e Filosofia 

Publicado

2022-10-14

Como Citar

Sehn, C., & Zordan (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, Brasil), P. (2022). Imagem: do cinema para a performance. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 4(3), 551–568. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/44271

Edição

Seção

Outros Temas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)