Sair da Representação: Lieutenantenduetten, uma performance crítica do Warme Winkel

Autores

  • Esther Gouarné (Université Paris Ouest Nanterre – Paris, França) Paris X Nanterre - VUB Bruxelles

Palavras-chave:

Grupos Holandeses, Site-specific, Atuação Performática, Distância, Representação

Resumo

Esta performance questiona as lógicas de representação e mimeses, faz divergir as fronteiras entre a vida e a ficção, misturando os códigos do teatro, da arte da performance e do happening. A performance do Warme Winkel joga com a história da arte para refletir sobre a dificuldade da arte em criar imagens em um mundo globalizado e, mais particularmente, no contexto da crise econômica atual da Europa, o que ameaça diretamente a cena artística holandesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Esther Gouarné (Université Paris Ouest Nanterre – Paris, França), Paris X Nanterre - VUB Bruxelles

Esther Gouarné entre à l'Ecole Normale Supérieure en 2006 et poursuit depuis une double formation pratique (comme comédienne) et théorique. Après un Master 2 sur la pédagogie de Jacques Lecoq elle entame en 2010 un doctorat sur les collectifs d'acteurs flamands et néerlandais, co-dirigé par Pr.Christian Biet (Paris X) et Pr.Karel Vanhaesebrouck (VUB).

Publicado

2022-10-16

Como Citar

Gouarné (Université Paris Ouest Nanterre – Paris, França), E. (2022). Sair da Representação: Lieutenantenduetten, uma performance crítica do Warme Winkel. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 4(1), 28–46. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/44015

Edição

Seção

Poéticas e Políticas da Performance