Acessibilidade / Reportar erro

A Segunda Natureza do Ator - Stanislavski e William James

The Actor's Second Nature - Stanislavski and William James

La Seconde Nature de l'Acteur - Stanislavski et William James

RESUMO

Este artigo considera as origens do sistema de Stanislavski e a sua insistência na ideia de que as habilidades do ator, assim como as do músico, devam ser afinadas por intermédio de exercícios diários. Tal prática precisa se tornar a segunda natureza do ator nos termos de Stanislavski. Compara-se aqui o que Stanislavski tem a dizer sobre a aquisição dessas habilidades com a discussão sobre o papel do hábito na aprendizagem do psicólogo William James. Isso levanta alguns problemas na teorização do sistema hoje, uma vez que o mesmo está radicado na ciência de mais de um século atrás, quando muito menos se sabia sobre os mecanismos da memória e da aprendizagem.

Palavras-chave:
Stanislavski; James; Segunda Natureza; Teatro; Ator

ABSTRACT

This article considers the origins of Stanislavski's system and his insistence that the actor's skills, like the musician's, must be honed through daily exercises. Such practice must become the actor's second nature, as Stanislavski terms it. It also compares what Stanislavski has to say about the skills acquisition with the psychologist William James' discussion of the role of habit in learning. This raises some problems in theorizing the system today, as it was rooted in the science of more than a century ago, when much less was known about the mechanisms of memory and learning.

Keywords:
Stanislavski; James; Second Nature; Theatre; Actor

RÉSUMÉ

Cet article se penche sur les origines du système de Stanislavski et, plus particulièrement, sur la récurrence de l'idée que les habilités de l'acteur, comme celles du musicien, doivent être entretenues grâce à des exercices journaliers. Cette pratique doit devenir une seconde nature pour l'acteur, selon Stanislavski. Le discours de Stanislavski sur l'acquisition de ces nouvelles habilités est mis en rapport ici avec la réflexion sur le rôle de l'accoutumance dans l'apprentissage développée par le psychologue William James. Cela soulève en effet quelques problèmes dans la théorisation du système aujourd'hui, puisque ce dernier est enraciné dans une science qui date de plus d'un siècle, lorsque l'on ne savait que très peu sur les mécanismes de la mémoire et de l'apprentissage.

Mots-clés:
Stanislavski; James; Seconde Nature; Théâtre; Acteur

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências

  • BARBA, Eugenio. An Amulet Made of Memory: The Significance of Exercises in the Actor's Dramaturgy. TDR: The Drama Review, v. 41, n. 4, p. 127-132, winter, 1997.
  • COQUELIN, Benoît Constant. The Art of the Actor. Translation: Elsie Fogerty. London: George, Allen and Unwin Ltd., 1932.
  • JAMES, William. Talks to Teachers on Psychology: and to students on some of life's ideals. London: Longmans, Green and Co., 1927.
  • JAMES, William. Textbook of Psychology. London: Macmillan, 1892.
  • SECHENOV, Ivan Mikhailovich. Reflexes of the Brain. Translation: S. Belsky. Cambridge: Massachusetts, 1965.
  • SEGEL, Harold Bernard. Body Ascendant: modernism and the physical imperative. Baltimore: The John Hopkins University Press, 1998.
  • STANISLAVSKI, Konstantin Sergeievich. Iz Zapisnykh Knizhek. Moscow: VTO, 1986.
  • STANISLAVSKI, Konstantin Sergeievich. Moya Zhizn' v Iskusstve. Moscow: Iskusstvo, 1988. (Sobraniye Sochinenii v Devyati Tomakh, t. 1).
  • STANISLAVSKI, Konstantin Sergeievich. Rabota Aktera nad Soboi, Chast' 1: rabota nad soboi v tvorcheskom protsesse perezhivaniya. Moscow: Iskusstvo , 1989. (Sobraniye Sochinenii v Devyati Tomakh, t. 2).
  • STANISLAVSKI, Konstantin Sergeievich. Rabota Aktera nad Soboi, Chast' 2: rabota nad soboi v tvorcheskom protsesse voploshcheniya. Moscow: Iskusstvo , 1990. (Sobraniye Sochinenii v Devyati Tomakh, t. 3).
  • STANISLAVSKI, Konstantin Sergeievich. Rabota Aktera nad Rol'yu. Moscow: Iskusstvo , 1991. (Sobraniye Sochinenii v Devyati Tomakh, t. 4).
  • STANISLAVSKI, Kostantin Sergeievich. Stanislavski on the Art of the Stage. 2. ed. Translation: David Magarshack. London: Faber and Faber, 1967.
  • VINOGRADSKAIA, Irina Nikolaevna. Zhizn' i Tvorchestvo K.S. Stanislavskogo, t.2. Moscow: VTO , 2003.
  • VINOGRADSKAIA, Irina Nikolaevna. Zhizn' i Tvorchestvo K.S. Stanislavskogo, t. 3. Moscow: VTO , 2003.
  • VINOGRADSKAIA, Irina Nikolaevna. Zhizn' i Tvorchestvo K.S. Stanislavskogo, t. 4.Moscow: VTO , 2003.
  • VOLKONSKY, Sergei Grigorievich. Vyrazitel'nyi Chelovek. St. Petersburg: Apollon, 1913.
  • 1
    Esta tradução só foi possível graças à cedência dos direitos de publicação pela Cambridge University Press. O original está publicado em: WHYMAN, Rose. The Actor's Second Nature: Stanislavski and William James. New Theatre Quaterly, v. 23, p. 115-123, 2007. Disponível em: <http://journals.cambridge.org/action/displayAbstractfromPage=online&aid=1018640&fulltextType=RA&fileldS0266464X07000024>.
  • 2
    Ver os exercícios dos círculos de atenção de Stanislavski no capítulo 5 de An Actor's Work (2008) e Rabota Aktera nad Soboi, Chast' 1: rabota nad soboi v tvorcheskom protsesse perezhivaniya (1989, p. 5).
  • 3
    Stanislavski fez observações sobre Reflexes of the Brain, de Sechenov: Stanislavski's Notebook (Moscow Art Theatre Archive, 1929-1932, p. 43).
  • 4
    As observações de Antarova foram traduzidas por David Magarshack.
  • 5
    Esse comentário talvez se refira à ênfase de Meyerhold e Mikhail Tchekhov na imagem, mais do que no personagem.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Ago 2014

Histórico

  • Recebido
    03 Nov 2013
  • Aceito
    14 Jan 2014
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com