A Segunda Natureza do Ator – Stanislavski e William James

Autores

  • Rose Whyman (University of Birmingham – Birmingham, Reino Unido) Department of Drama and Theatre Arts University of Birmingham

Palavras-chave:

Stanislavski, James, Segunda Natureza, Teatro, Ator

Resumo

Este artigo considera as origens do sistema de Stanislavski e a sua insistência na ideia de que as habilidades do ator, assim como as do músico, devam ser afinadas por intermédio de exercícios diários. Tal prática precisa se tornar a segunda natureza do ator nos termos de Stanislavski. Compara-se aqui o que Stanislavski tem a dizer sobre a aquisição dessas habilidades com a discussão sobre o papel do hábito na aprendizagem do psicólogo William James. Isso levanta alguns problemas na teorização do sistema hoje, uma vez que o mesmo está radicado na ciência de mais de um século atrás, quando muito menos se sabia sobre os mecanismos da memória e da aprendizagem.

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Biografia do Autor

Rose Whyman (University of Birmingham – Birmingham, Reino Unido), Department of Drama and Theatre Arts University of Birmingham

 

Publicado

2022-10-16

Como Citar

Whyman (University of Birmingham – Birmingham, Reino Unido), R. (2022). A Segunda Natureza do Ator – Stanislavski e William James. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 4(2), 295–312. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/43410

Edição

Seção

Teatro e Neurociências