The Artist is Present: as artimanhas do visível

Autores

  • Matteo Bonfitto (Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, Brasil) UNICAMP

Palavras-chave:

Presença, Visão, Experiência, Percepção, Participação

Resumo

Este artigo se propõe a refletir sobre uma experiência específica: a minha participação em uma performance de
Marina Abramović chamada The Artist is Present, ocorrida em março de 2010, no Museum of Modern Art (MoMA), na cidade de Nova Iorque. A partir dessa reflexão, vários aspectos são abordados, dentre eles, a questão da presença e a sua relação com a visão. Quando o campo em exame é o das artes da cena, muitas vezes, a visão pode ser enganadora, pode funcionar quase como um obstáculo para a instauração de experiências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matteo Bonfitto (Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, Brasil), UNICAMP

Matteo Bonfitto é ator-performer, diretor e pesquisador na área de artes da cena. É Professor Livre Docente do Instituto de Artes da Unicamp e um dos fundadores do Performa Teatro - Núcleo de Pesquisa e Criação Cênica (www.performateatro.org).

Publicado

2022-10-16

Como Citar

Bonfitto (Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, Brasil), M. (2022). The Artist is Present: as artimanhas do visível. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 4(1), 83–96. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/42065

Edição

Seção

Poéticas e Políticas da Performance