Ações Comunicativas Corporais e seus Significados no Contexto Educacional

Autores

  • Djavan Antério (Universidade Federal da Paraíba – João Pessoa/PB, Brasil)

Palavras-chave:

Educação, Saber, Comunicação, Linguagem, Corpo

Resumo

Este artigo discute as ações comunicativas corporais, enfatizando a problemática da relação comunicativa entre os sujeitos. Referenciando o contexto educacional, discute-se a concepção amortizada do corpo no processo ensino-aprendizagem; a efetiva possibilidade teórica da inclusão de novos saberes docentes; e as contribuições advindas da linguagem corporal para um agir pedagógico. Pelo prisma da comunicação corporal, enfocam-se movimentos e seus significados, fomentando a premissa de que é possível transmitir e decodificar mensagens muitas vezes imperceptíveis à comunicação verbal. Defende-se, portanto, a linguagem corporal consciente, estabelecendo-se como um saber docente útil e eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Djavan Antério (Universidade Federal da Paraíba – João Pessoa/PB, Brasil)

Doutorando e Mestre em Educação, graduado em Educação Artística e em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é professor pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade, Cultura e Educação (GEPEC) - Centro de Ciências da Saúde/UFPB. Dedica-se à pesquisas na área da Educação, enfatizando a Educação Física e a Arte no contexto educacional. Prioriza estudos voltados à formação e prática docente; às relações sócio-pedagógicas; à pedagogia da visualidade, com ênfase na inter-relação entre cinema e educação; e à pedagogia do movimento, realçando a ação comunicativa corporal. Atualmente compõe o quadro docente do Departamento de Educação Física (DEF/UFPB) e também do Departamento de Pedagogia (modalidade à distância/UFPB).

Publicado

2022-10-16

Como Citar

Antério (Universidade Federal da Paraíba – João Pessoa/PB, Brasil), D. (2022). Ações Comunicativas Corporais e seus Significados no Contexto Educacional. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 4(2), 377–392. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/39109

Edição

Seção

Outros Temas