Acessibilidade / Reportar erro

A Estética da Pan Pan Theatre

Pan Pan Theatre Aesthetics

L'Esthétique de la Compagnie Pan Pan Théâtre

RESUMO

Este artigo visa elucidar a estética da Pan Pan Theatre através de uma instância do seu processo de ensaio, especialmente nos termos de seu tipo de performance, que não pode ser dissociado de sua intenção manifesta de criar uma atmosfera bastante específica. Para tal, o texto explora o continuum de Michael Kirby entre a performance não-matricial e a atuação complexa, assim como conceito de Lehmann sobre o tempo e espaço como metonímicos.

Palavras-chave:
Teatro Contemporâneo; Teatro Pós-Dramático; Processos Criativos; Análise de Companhia; Genética da Performance

ABSTRACT

This paper aims to elucidate Pan Pan Theatre's aesthetics through an instance of their rehearsal process, especially in terms of their performance mode, which cannot be dissociated from their manifest intention to create a specific atmosphere. This paper explores Michael Kirby's continuum between non-matrixed performance and complex acting, with regard to Pan Pan Theatre's performance style, which enhances a particular conception of time and space as metonymic.

Keywords:
Contemporary Theatre; Postdramatic Theatre; Creative Processes; Company Analysis; Genetics of Performance

RÉSUMÉ

Cet article cherche à appréhender l'esthétique de la compagnie Pan Pan Théâtre à partir de l'observation de son processus de création. Il s'attache plus particulièrement à son type de performance qui ne peut pas être dissocié d'une intention manifeste de créer une atmosphère assez particulière. Pour ce faire, l'auteur explore le continuum de Michael Kirby, entre la performance non matricielle et le jeu complexe, ainsi que le concept de Lehmann sur le temps et l'espace métonymiques.

Mots-clés:
Théâtre Contemporain; Théâtre Postdramatique; Processus de Création; Analyse de Compagnie; Génétique de la Performance

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências

  • BARBA, Eugenio (Org.); GROTOWSKI, Jerzy. Towards a Poor Theatre. London: Methuen Drama, 1991.
  • BRANTLEY, Ben. From Thebes to Suburbia, in Dire Need of Therapy. New York Times, Nova York, 24 maio 2008. Disponível em: <http://theater.nytimes.com/2008/05/24/theater/reviews/24oedi.html>. Acesso em: 20 fev. 2013.
    » http://theater.nytimes.com/2008/05/24/theater/reviews/24oedi.html
  • FÉRAL, Josette. Theatricality: the specifity of theatrical language. SubStance #98/99, v. 31, n. 2-3, p. 94-108, 2002.
  • FUCHS, Elinor The Death of Character. Perspectives on Theater after Modernism. Indianapolis: Indiana University Press, 1996.
  • GORDON, Robert. The Purpose of Playing. Modern Acting Theories in Perspective. Ann Arbor: University of Michigan Press, 2006.
  • GROTOWSKI, Jerzy. Towards a Poor Theatre. London: Methuen Drama, 1991.
  • KIRBY, Michael. On Acting and Not-Actin. In: ZARRILLI, Phillip (Org.). Acting (Re)Considered. A Theoretical and Practical GuideLondon/New York: Routledge, 2002. P. 40-52.
  • LEHMANN, Hans-Thies. Postdramatic Theatre. Oxon/New York: Routledge, 2006.
  • MERLIN, Bella. The Complete Stanislavski's Toolkit. London: Nick Hern Books, 2007.
  • QUINN, Gavin. Entrevista concedida a Noelia Ruiz (texto digitado) em: 14 jun. 2011.
  • RUIZ, Noelia. Rehearsal Notes. Março 2012.
  • SHEPHERD, Simon; WALLIS, Mick. Drama/Theatre/Performance. Oxon/New York: Routledge, 2006.
  • WHITE, Christine (Org.). Directors and Designers. Bristol/Chicago: Intellect, 2009.
  • ZARRILLI, Phillip (Org.). Acting (Re)Considered. A Theoretical and Practical GuideLondon/New York: Routledge, 2002.
  • 1
    Indicado ao prêmio de melhor iluminação, Irish Times Theatre Awards 2004.
  • 2
    Irish Times Theatre Awards, prêmio de melhor produção e melhor design em 2010.
  • 3
    Indicado ao prêmio especial do júri, Irish Times Theatre Awards 2006.
  • 4
    Melhor design de som e melhor iluminação, Irish Times Theatre Awards 2011.
  • 5
    Disponível em: <http://panpantheatre.com/shows/all-that-fall/>. Acesso em: 21 fev. 2013.
  • 6
    Disponível em: <http://irishtimes.com/newspaper/features/2012/1003/1224324769237.html>. Acesso em: 20 fev. 2013.
  • 7
    Os problemas com o chamado Método, em relação ao legado de Stanislavski, têm sido discutidos em detalhe por muitos, tanto em termos de concepções errôneas de suas teorias, devido à má tradução de seu livro canônico An Actor Prepares, que lidou com o aspecto psicológico de seu sistema, quanto com a separação do seu segundo tomo, que trata do mundo físico envolvido com o desenvolvimento de um personagem (Ver, por exemplo, Merlin; Hern, 2007).
  • 8
    Agora reaberto como Green On Red Galleries.
  • 9
    Disponível em: <http://theater.nytimes.com/2008/05/24/theater/reviews/24oedi.html>. Acesso em: 20 fev. 2013.
  • 10
    Mas que não é localizada no continuum da performance artística e live art como autoapresentação, que é pós-moderna, e, paradoxalmente, ao apontar para si mesma, ao invés de descentralizar o ator/performer, coloca a sua presença/ausência no epicentro através da autorreferencialidade/autorreflexividade.
  • 11
    N.T.: em inglês: dinamarquês.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Ago 2013

Histórico

  • Recebido
    23 Fev 2013
  • Aceito
    20 Abr 2013
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com