François Delsarte e a dança moderna: um encontro na expressividade corporal

Autores

  • Elisa Teixeira de Souza Universidade de Brasília

Palavras-chave:

François Delsarte, Estética Aplicada, Delsartismo, Dança Moderna, História da Dança

Resumo

Aborda o sistema de François Delsarte para a expressividade corporal, chamado Estética Aplicada. Apresenta dados relacionados à trajetória de François Delsarte, como origem, formação e fundamentação teórica. Discute as leis da expressividade gestual formuladas por Delsarte – a Lei da Trindade, a Lei da Correspondência e as Nove Leis do Movimento - bem como sua difusão e utilização na dança moderna, incluindo nessa discussão nomes de precursores da dança moderna como Isadora Duncan, Ruth Saint Denis, ted Shawn, Vaslav Nijinsky, Rudolf Laban e Mary Wigman.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisa Teixeira de Souza, Universidade de Brasília

Formada em Licenciatura em dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Artes pela Universidade de Brasília, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade de Brasília (UnB). Dançarina, professora e instrutora de pilates.

Publicado

2022-10-18

Como Citar

Souza, E. T. de. (2022). François Delsarte e a dança moderna: um encontro na expressividade corporal. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 2(2), 428–456. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/30315

Edição

Seção

A pedagogia de François Delsarte