Acessibilidade / Reportar erro

Arthur Lessac: um ensaio sobre as energias corporais no treinamento do ator

Arthur Lessac: an essay on Body energies in actor's training

Arthur Lessac: un essai sur les énergies corporelles dans l'entrainement de l'acteur

RESUMO

Este artigo reflete sobre os quatro estados de energia corporal desenvolvidos por Arthur Lessac: Buoyancy, Radiancy, Potency e Inter-Involvement e sobre a sua utilização no treinamento do ator. Através da análise descritiva de três explorações feitas a partir da abordagem de Lessac, procura-se indicar como a aplicação das energias corporais vitaliza o jogo improvisacional, a caracterização de personagens e a ação vocal. Relaciona-se a energia do ator com a sua presença cênica.

Palavras-chave:
Arthur Lessac; Energias Corporais; Presença Cênica; Improvisação; Jogo do Ator

ABSTRACT

This article is a reflection on the four body energy states developed by Arthur Lessac: Buoyancy, Radiancy, Potency e Inter-Involvement and their use in the training of actors. Through a descriptive analysis of three explorations carried out according to Lessac's approach, this article indicates ways to use these energies to animate the game of improvisation, to the characterization of characters and to the vocal action. We also establish a relation between the actor's energy and his scenic presence.

Keywords:
Arthur Lessac; Body Energies; Stage Presence; Improvisation; Actor's Play

RÉSUMÉ

Cet article propose une réflexion sur les quatre états de l'énergie corporelle développés par Arthur Lessac: Buoyancy, Radiancy, Potency et Inter-Involvement et sur leur utilisation dans l'entrainement de l'acteur. À travers une analyse descriptive de trois tentatives d'explorations élaborées à partir de l'approche de Lessac, l'auteur montre comment l'application des énergies corporelles peut revitaliser le jeu de l'improvisation, la caractérisation des personnages et l'action vocale. Il s'agit d'établir une relation entre l'énergie de l'acteur et sa présence sur scène.

Mots-clés:
Arthur Lessac; Energies Corporelles; Présence Scénique; Improvisation; Jeu de l'Acteur

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências

  • BARBA, Eugenio. A Canoa de Papel: tratado de antropologia teatral. São Paulo: Editora Hucitec, 1994.
  • BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola. Anatomia del Actor: dicionário de antropología teatral. México: Colección Escenologia, 1988.
  • CHEKHOV, Michael. Para o Ator. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
  • LESSAC, Arthur. Body Wisdom: the use and training of the human body. New York: Lessac Research, 1978.
  • LESSAC, Arthur. The Use and Training of the Human Voice. New York: McGraw-Hill, 1997.
  • LESSAC Institute. Disponível em: <Disponível em: http://www.lessacinstitute.com >. Acesso em 15 jun. 2012.
    » http://www.lessacinstitute.com
  • OLIVEIRA, Maria Regina Tocchetto de. As Energias Corporais no Trabalho do Ator. 2008. 103 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Teatro) - Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2008. {Disponível na Biblioteca Carlos Barbosa do Instituto de Artes da UFRGS}.
  • OLIVEIRA, Maria Regina Tocchetto de. The Body Energies in the Actor's Performance. In: TURNER, Sean; MUNRO, Marth; MUNRO, Allan; CAMPBELL, Kathleen (Org.). Collective Writings on the Lessac voice and Body Works. Coral Springs: Llumina Press, 2009. P. 411-427.
  • STANISLAVSKI, Constantin. A Preparação do Ator {1936}. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.
  • STANISLAVSKI, Constantin. A Construção da Personagem. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1986.
  • STANISLAVSKI, Constantin. Minha Vida na Arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.
  • 1
    Este artigo, inédito em língua portuguesa, é uma versão revista e ampliada do artigo intitulado The Body Energies in the Actor's Performance publicado em Collective Writings on the Lessac voice and Body Works. OLIVEIRA, Maria Regina Tocchetto de. The Body Energies in the Actor's Performance. In: Collective Writings on the Lessac voice and Body Works. TURNER, Sean; MUNRO, Marth; MUNRO, Allan; CAMPBELL, Kathleen (Org.). Coral Springs: Llumina Press, 2009. P. 411-427.
  • 2
    Irion Nolasco entrou em contato com a abordagem de A. Lessac através da sua participação em um workshop realizado nos anos 1980, nos EUA.
  • 3
    A demonstração prática dos resultados da pesquisa A utilização das energias corporais no treinamento do ator foi apresentada no dia 6 de novembro de 1989 na sala Qorpo-Santo, em Porto Alegre, por ocasião da premiação do grupo no Concurso Jovem Pesquisador do I Salão de Iniciação Científica promovido pela PROPESP da UFRGS. Nessa apresentação, o orientador Irion Noloasco refletiu sobre a contribuição dos artistas e pedagogos norteadores do projeto; entre eles figurava Arthur Lessac. Ver Oliveira, 2008.
  • 4
    Projeto de investigação realizado por Eugênio Barba e pela equipe de colaboradores da ISTA, International School of Theatre Antropology, e que estuda o comportamento biológico e cultural do homem em situação de representação (Barba; Savarese, 1988).
  • 5
    "{...} una cualidad indescriptible, intangible e inconmensurable {...}".
  • 6
    "En toda tradición teatral existen términos de una jerga que explican si el actor funciona como tal para el espectador o no. Este 'funcionamiento' recibe muchos nombres: en Occidente a menudo es llamado energía, vida o simplemente presencia del actor. En las tradiciones teatrales orientales es definido con otros conceptos, como veremos y toma el nombre de prana y shakti en la India, de koshi, ki-hai y yugen en Japón, de chikará y taxù en Bali, de kung-fu en China".
  • 7
    Optamos por utilizar a grafia do nome de Michael Chekhov como aparece na obra consultada por nós. (Chekhov, 2003). E mantivemos a grafia escolhida por E. Barba (1994) na citação que faz do autor Mikhail Tchekhov.
  • 8
    No site do Instituto Lessac, encontra-se como "Lessac Training" ou "Lessac Kinesensic Training". Disponível em: <http://www.lessacinstitute.com>. Acesso em: 15 jun. 2012.
  • 9
    O treinamento Lessac contempla a expressividade da fala através da integração da voz com as energias corporais. E desenvolve, além disso, um trabalho com a energias ligadas mais especificamente à vida vocal, que são the tonal energy, the structural energy e the consonant energy e que não estão sendo contempladas neste artigo. Sobre o tema, ver Lessac (1997).
  • 10
    "The 'harmonic overtone sensory system' is fed and synergized by all the experiencing systems of the body: the memory systems; the imaging and associative processes; the nervous systems; the vocal and muscular systems... the whole brain!".
  • 11
    "{...} where energy qualities are physically felt and perceived, then tuned and used for creative expression".
  • 12
    A partir daqui, iremos utilizar os termos e expressões: estados de energia corporal, energias corporais e energias como semelhantes, de acordo com o seu uso em Lessac (1978).
  • 13
    Esta iniciativa foi uma das perspectivas da pesquisa, já anteriormente citada, A utilização das energias corporais no treinamento do ator, quando Nolasco e Raymundo procuravam levar mais adiante a proposta energética de Lessac.
  • 14
    "The precocious kitten with its unpredictable moves and its fascinating, electric eyes - prancing, playing, leaping, turning, rolling, sudden stopping - is all radiancy energy! The artful, ever-alert body behaviour of Charlie Chaplin or Laurel and Hardy in the old silent movies is radiancy at work! The deer on sudden guard at the first scent of intruders - the great "lighter-than-air" tap dancing of immortal Bill Robinson - the night-watch always loose in order to be always on guard - the track-runner just before the Go signal - the symphony musicians on sudden "nerve-tingly" anticipation of their maestro's first downbeat - all of these images obtain to radiancy energy".
  • 15
    "{...} with a sense of fierce and deep intensity {...}".
  • 16
    "Even the purest technique is poor technique when inner personal involvement is lacking. But to self-involved with the perception of your own body energy states is not quite the same thing as the sensation of inter-involvement! Take, for example, the principles of our own work, Body Wisdom. Yes, we can learn to feel the sensations and perceptions of buoyancy, radiancy, and potency and recognize these as part of a network of self-to-self response. But without the overlay of inter-involvement, we can never generate emotionally-charged output from our internal organism to the outer environment. Even in our own work, there will be technicians of Body Wisdom and artists of Body Wisdom. Where the former manipulates the feeling process proficiently but with only one-quarter yield, the artist will orchestrate the different elements of the harmonic overtone sensory system and exploit the psycho-physical instrument to its fullest potential. Inter-Involvement energy is thus a necessary, not merely sufficient, condition for optimal training to Body Wisdom".
  • 17
    "{...} a magnetic force diametrically opposed to sheer brawn".
  • 18
    O termo "circunstâncias" faz referência ao termo "dadas circunstâncias" utilizado por Constantin Stanislavski para descrever o conjunto de condições que o ator deve levar em conta para a criação de uma personagem (Stanislavski, 1982, p. 77-78).
  • 19
    Termo traduzido de "esthetic", que tem origem na palavra esthesis, relacionada ao estudo das sensações, como Lessac prefere utilizar, evitando a noção advinda de aesthetic, relacionada com a natureza do belo (Lessac, 1997).

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Ago 2013

Histórico

  • Recebido
    01 Fev 2012
  • Aceito
    05 Nov 2012
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com