As interpretações do sistema Delsarte no teatro russo e soviético dos anos 1910-1920

Autores

  • Marie-Christine Autant-Mathieu Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

François Delsarte, Teatro Russo, História do Teatro, Ator, Corpo

Resumo

Para um grande número de estudiosos anglo-saxões, os ensinamentos de François Delsarte encontram ecos na Rússia, no trabalho de Stanislavski, Vakhtangov e Mikhaïl Tchekhov. A procura por correspondências entre a emoção e o gesto implica uma concepção orgânica do ato criador. Visto, entretanto, a partir da União Soviética-Rússia, Delsarte é, ao contrário, o pai de uma nova antropologia do ator-máquina. O objetivo deste artigo é atualizar os mal-entendidos que distorceram os dados e mostrar que, na Rússia, a transmissão seguiu caminhos que desviaram a orientação na recepção do sistema de Delsarte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-10-18

Como Citar

Autant-Mathieu, M.-C. (2022). As interpretações do sistema Delsarte no teatro russo e soviético dos anos 1910-1920. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 2(2), 370–395. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/25031

Edição

Seção

A pedagogia de François Delsarte